Inscrição Estadual

Inscrição Estadual

Entenda como funciona!

Para que uma empresa opere de maneira legal e em conformidade com as regulamentações, é necessário possuir documentos e registros obrigatórios.

Embora seja um requisito obrigatório para muitas empresas, a Inscrição Estadual é um dos pontos que muitas pessoas desconhecem em relação à sua real finalidade. 

Portanto, nós do Sistema Odvix ao longo deste texto, iremos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse assunto.

O que é a Inscrição Estadual?

Imagine que uma empresa segue o mesmo princípio que o de uma pessoa física. Assim como possuímos CPF e RG, a empresa possui CNPJ.

No entanto, existe o número de identificação chamado Inscrição Estadual, que é obrigatório para que determinadas empresas, para poderem vender seus produtos de forma legal.

Qual é o seu maior objetivo? 

A Inscrição Estadual tem como objetivo oficializar a empresa ao SEFAZ e possibilitar o recebimento do ICMS. Assim, permitindo que a empresa comercialize produtos e possa emitir NF-e.

Eventualmente, é necessário solicitá-la ao SEFAZ do seu estado, devido à sua responsabilidade estadual as exigências podem mudar de estado para estado.

Como obter a Inscrição Estadual por meio do CNPJ?

É possível consultar por meio do site do Sintegra, implementado no Brasil para facilitar e unificar o acesso a informações.

Toda empresa possui Inscrição Estadual?

A mesma é obrigatória para empresas que intercedem com o ICMS, tais como aqueles que comercializam mercadorias presencialmente ou on-line, transportadoras intermunicipais e interestaduais e efluentes de serviços de comunicação.

Ou seja, independentemente do porte ou faturamento da empresa, se ela se enquadrar em uma dessas categorias, a Inscrição Estadual é obrigatória.

No entanto, existem casos em que ela não é obrigatória, como o MEI e empresas prestadoras de serviços que não se enquadram nas categorias acima mencionadas. 

MEI precisa ter Inscrição Estadual?

Nem sempre é necessário. No entanto, atividades como "Comércio ou Indústria" e "Comércio e Serviços", dadas as seguintes situações, ela é aberta inconscientemente quando formalizado.

Todavia, a Inscrição Estadual é necessária para que o MEI possa comercializar seus produtos de forma legal e emitir de NF-e

Você é Microempreendedor? Sim!? Saiba mais sobre como funciona a emissão de NF-e lendo esse outro blog: MEI emite Nota Fiscal Eletrônica?

Existem vantagens em possuir Inscrição Estadual? 

Sim, uma delas é a capacidade de emitir Notas Fiscais, documento importante para formalizar vendas.

Certamente, além de a empresa estar formalizada e em conformidade com a lei, é possível comprovar a idoneidade. Bem como, isso auxilia no estabelecimento de parcerias, obtenção de linhas de crédito, entre outros…

Observando o contexto atual, o empreendedor no Brasil tem de cumprir inúmeras burocracias para manter seu negócio de forma legal.

Com o proposito de simplificar esses e outros processos, o Sistema Odvix foi pensado principalmente para a gestão empresarial e financeira, sendo intuitivo e possuindo um suporte técnico especializado pronto para atender dúvidas e necessidades apresentadas. 

Não apenas isso, ele também descomplica a emissão de NF-e, NFC-e e NFS-e de forma on-line!

Para entender melhor sobre como funciona o ODVIX clique aqui.

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