Passo a passo da emissão de NF-e para o MEI

Passo a passo da emissão de NF-e para o MEI

Emissão de NF-e para MEI

O MEI é uma categoria de microempresa, criada para trabalhadores autônomos. Contudo, é considerado como uma oportunidade para as pequenas empresas que procuram expandir o seu alcance. 

Conforme, a partir de Abril de 2023, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica para o MEI passou a ser obrigatória

Todavia, devemos nos atentar no preenchimento correto de informações presentes na hora da emissão da NF-e

Pensando nisso, o Odvix criou um guia completo com o passo a passo a ser seguido, para que assim, o Microempreendedor tenha facilidade durante sua emissão. 

NF-e: Qual seu objetivo? 

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento que comprova a realização de transações de diversas naturezas, envolvendo mercadorias, produtos ou prestação de serviços.

Eventualmente,  seu objetivo é a implantação de um modelo de documento fiscal eletrônico para a substituição, em âmbito nacional, dos documentos fiscais emitidos em papel.

Emissão de NF-e para MEI

No atual contexto empresarial, as NF-e  facilitam a vida dos clientes, simplificando o processo de faturação, tendo acesso a uma declaração de impostos simplificada, proporcionando um método mais simples e menos demorado.

Mas, é necessário encontrar novas formas de facilitar e se adaptar ao novo processo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Que pode se tornar uma tarefa difícil, caso você não possua um sistema de emissão de NF-e, como o Odvix. 

Passo a passo:

  • Credenciamento: primeiramente deve ser feito na Secretaria da Fazenda do estado onde o Microempreendedor reside. Lembrando que, esse processo muda de região para região, recomendamos ligar para a secretaria da cidade e se informar. 
  • Certificado Digital: assim, quando estiver devidamente credenciado, deve ser feita a Certificação Digital, uma espécie de assinatura digital, que servirá para assinar eletronicamente a Nota Fiscal. O modelo recomendado é o e-CNPJ A1

Clique aqui para adquirir ou renovar seu Certificado Digital sem sair de casa!

  • Emissor: a escolha de uma plataforma eficiente e conectada aos sistemas do estado, como o Odvix, é o ponto principal e onde será gerado as NF-e
  • Cadastro do cliente: com o emissor escolhido, faça o cadastro inicial com os seguintes dados: CPF/ CNPJ, telefone, endereço e Inscrição Estadual (para PJ). Com esses dados preenchidos terá acesso a plataforma e logo começará a emitir as Notas Fiscais. 
  • Emissão: para finalizar, cadastre os dados: série > operação > inserir o cliente > insere o produto (cadastrado no passo anterior) > confirma. Após esses processos sua NF-e estará pronta! 


Afinal, com o sistema Odvix você MEI descomplica estes processos de forma intuitiva. Pois, contamos com um suporte especializado para tirar suas dúvidas a hora que desejar, treinamento ensinando na prática o passo a passo para emissão, também possuímos planos com valores acessíveis e proporcionamos um teste grátis. 

Quais tipos de Notas Fiscais posso emitir com o Odvix? 

NF-e: Nota Fiscal Eletrônica. Emitida para formalizar operações como a circulação de mercadorias. Obrigatória para o MEI. 

NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Usada para formalizar as prestações de serviços. 

NFC-e:  Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Substitui as notas de venda e o cupom fiscal.

Por que o Odvix é a melhor solução para o MEI? 

Ele é a solução perfeita para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, pois é especializado e projetado para funcionar com sistemas existentes ou de forma autônoma. 

Eventualmente, permite fazer a gestão de vendas, estoque, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, entre outras funcionalidades. 

Além disso, é possível integrar o sistema com outras plataformas, como marketplaces, e-commerce e ERP, facilitando ainda mais a gestão do negócio.

A equipe do Odvix está disponível para responder a quaisquer perguntas que você tenha sobre o Sistema e fornecer conselhos úteis sobre como usá-lo com eficiência.

Gostou desse post? Gostaria de ver mais sobre esse e outros assuntos?

Acesse o nosso Blog e confira!