
Certificado Digital: O que é e como funciona?
Todos sabemos que hoje a segurança na troca de dados é de extrema importância, para evitar que os dados sejam interceptados ou adulterados no caminho entre uma máquina e seu receptor é preciso ter um Certificado Digital.
Existem dois principais meios de evitar que isso aconteça, o certificado e a assinatura digital, com a *criptografia ao seu lado.
*Criptografia (em grego: kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.
fonte: Wikipedia!
Alguns órgãos do Governo Federal já estão exigindo o certificado.
A Secretaria da Receita Federal, por exemplo, disponibiliza para o contribuinte brasileiro com os certificados digitais e-CNPJ e e-CPF acesso a vários de seus serviços online que, feitos do modo tradicional, exigem uma peregrinação sem fim por cartórios e postos da Receita.
O que é Certificado Digital?
Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que contém validade jurídica, identificando e protegendo a transferência de informações por meio eletrônico.
Na prática, o certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora – AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.
Quais os tipos de certificado?
Tipo A
Certificado de Assinatura Digital
Os certificados do tipo A são os certificados digitais utilizados para a assinatura de documentos, transações eletrônicas, etc., tendo como meta provar a autenticidade e a autoria por parte do emissor/autor, garantindo também, a integridade do documento.
Sendo classificado em formatos diferentes para cada fim, sendo eles:
E-CPF
É a versão digital do CPF, que permite realizar operações de Pessoa Física com validade jurídica pela internet. Também é possível transmitir demonstrativos para a Receita Federal e efetuar outros serviços em nome de uma empresa caso você a represente.
E-CPF A1
Sem Dispositivo, arquivo digital. Possui validade de 1 ano.
E-CPF A3
Com dispositivo, Em formato de TOKEN ou CARTÃO. Possuem validade de 1 à 3 anos.
E-CNPJ
Emitir notas fiscais eletrônicas;
Emitir CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônicos), um documento digital armazenado eletronicamente, para fins fiscais. O CT-e é indicado para o transporte de cargas nos sistemas rodoviário, ferroviário, aéreo, duto viário e aquaviário.
Obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte;
Diminuir erros de escrituração em razão do cadastro correto das informações;
Emitir o DANFE (Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica);
Em uso governamental:
Para quem trabalha em órgãos públicos, empresas públicas ou de economia mista. Permite acessar serviços exclusivos do Governo, como SPED, CAGED, e-CAC e outros
Em uso privado:
Para relacionamentos com comércio, seguradoras, setor imobiliário, sindicatos e transações com bancos.
E-CNPJ A1
Sem Dispositivo, arquivo digital. Possui validade de 1 ano.
Este é o certificado utilizado para emissão de notas fiscais eletrônicas no ODVIX!
E-CNPJ A3
Com dispositivo, Em formato de TOKEN ou CARTÃO. Possuem validade de 1 à 3 anos.
NF-e
O NF-e é o certificado para emissão de notas fiscais, com várias opções de modelos, de acordo com a necessidade da sua empresa. Pode ser emitido para o funcionário que você desejar, não necessitando ser o representante na Receita Federal; basta ter uma procuração que o autorize.
NF-e A1
Sem Dispositivo, arquivo digital. Possui validade de 1 ano.
NF-e A3
Com dispositivo, Em formato de TOKEN ou CARTÃO. Possuem validade de 3 anos.
Tipo S
Certificado de Sigilo/Confidencialidade
Os certificados do tipo S são utilizados somente para proporcionar sigilo ou criptografia de dados. São os certificados digitais utilizados para o envio e/ou armazenamento destes documentos sem expor o seu conteúdo.
Tipo T
Certificado de Tempo
Também conhecido como time-stamping, é o serviço de certificação da hora e do dia em que foi assinado um documento eletrônico, com identidade do autor.