
7 Dicas para manter seu negócio crescendo!
Para o pequeno varejista manter seu negócio crescendo, é preciso recuperar a confiança do consumidor.
A crise econômica brasileira impactou a maioria dos setores da economia. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o consumidor está insatisfeito. A Intenção de consumo das Famílias (ICF) ficou em 72,1 pontos em setembro de 2016, ainda sendo 4,1% a mais que a média mensal, porém 9,6% a menos que a média anual.
Todo mundo está sem saber o que fazer nessa época de crise, mas o maior problema é a insegurança do consumidor
Marco Quintarelli (consultor de varejo).
Aqui estão 8 dicas indispensáveis para quem quer alavancar seu negócio, com uma boa administração o cliente sai satisfeito!
Planejamento
Planejar não é prever o que vai acontecer, mas sim, antecipar dúvidas e probabilidades.
- Definir objetivos e meios para alcançá-los. É uma característica básica das empresas e é uma função administrativa permanente.
- Refletir sobre as atividades e pontos fortes que os colaboradores possuem a fim de identificar oportunidades de negócios futuros.
- Perceber quais as necessidades do mercado não são atendidas e podem se tornar oportunidades de negócios.
- Reconhecer as fases que compõem o plano de negócios no processo de avaliação da oportunidade
- Avaliar se as oportunidades identificadas são factíveis de ser implementadas
Organização
A organização pode ser definida como a construção da estrutura de uma empresa por três pontos de vistas:
- De Recursos
- De Processos
- De Informação
Representam os meios monetários detidos pela organização (ou a capacidade de os obter) e que podem ser utilizados no financiamento da atividade corrente ou na realização de novos investimentos
É uma mudança de mentalidade dentro da organização. Essa transformação reconhece que os processos são as peças principais de um planejamento que pode gerar melhores resultados.
Incluem os equipamentos e utensílios utilizados pela organização, as instalações fabris e administrativas, as tecnologias e processos utilizadas na produção e na gestão, entre muitos outros.
Direção
Usar influencia para motivar as pessoas e para que executem o que foi planejado.
Coordena as rotinas administrativas, o planejamento estratégico e a gestão dos recursos organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos.
Controle
Conhecer a importância do plano de negócios para se certificar da viabilidade da oportunidade e assim manter seu negócio crescendo.
Gestão de Pessoas
- Motivação
Esse será o combustível da gestão de pessoas. Um funcionário desmotivado rende muito menos do que poderia, e vai sair na primeira oportunidade, também pode espalhar coisas ruins sobre a empresa e isso prejudica sua imagem com o seu cliente! Manter colaboradores motivas é extremamente importante para um negócio de sucesso.
- Comunicação
Não só entre gestores e funcionários ou entre colaboradores do mesmo setor, mas uma comunicação de toda a empresa integrada, que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária, facilitando o trabalho em equipe, aumentando o conhecimento e competência sobre onde buscar informações.
- Treinamento e Desenvolvimento
Quem fica parado acaba ficando para trás, e isso vale não só para a gestão da empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento de cada funcionário. O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.
Investimento
Uma empresa em crescimento é uma empresa com mais clientes e, consequentemente, mais trabalho, mais demanda, mais necessidades estruturais. Sendo assim, não deixe de lado o aperfeiçoamento dos seus produtos e/ou serviços.
O aperfeiçoamento abrange os sistemas operacionais, os processos internos, os profissionais e, claro, a gestão.
Por falar em investimento para gestão… para manter seu negócio crescendo.
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Relacionamento com o Cliente
Um relacionamento saudável com o cliente começa, ainda, em sua prospecção. Conhecer seu público e suas necessidades é fundamental não apenas para saber ofertar seus produtos e serviços na hora certa, mas, também, para manter seu negócio crescendo.
Também deve-se levar em consideração que, além de um atendimento impecável, o pós-venda é importante para o cliente sentir que sua opinião e seu investimento em sua empresa é valorizada.
Pesquisas de satisfação não evasivas e produtos de qualidade são os principais motivos para voltar a comprar com sua empresa.