Custo Médio: Como calcular

Custo Médio: Como calcular

Primeiramente, manter os custos das mercadorias da sua empresa atualizados pode ser uma tarefa difícil, pensando nisso fizemos este post para ensinar você a utilizar e aplicar o método de Custo Médio na sua empresa.

O custo médio representa o valor a ser contabilizado pela média dos gastos com a aquisição de cada produto, avaliado pelas respectivas quantidades adquiridas ou alienadas.

Realizando o cálculo

Vamos supor que, no dia 21, Jorge fez a compra de 40 unidades de peças no valor de R$1,50 cada, que levou ao custo total de R$60,00. No dia 26, Jorge realizou a compra de mais 25 unidades de peças, no valor de R$1,60 cada, levando ao custo total de R$40,00.

No dia 30, Jorge realizou a venda de 20 unidades de peças, mas antes de vender, Jorge deve fazer uma média do seu estoque, fazendo o seguinte cálculo:

Jorge possui em seu estoque, os lotes de (40 + 25) = total de 65 unidades de peças. Agora ele soma o valor de custo destes lotes, (R$60,00 + R$40,00) = R$100,00. Contudo, Jorge possui 65 unidades de peças no custo total de R$100,00. Agora faremos o cálculo da média, (100/65) = R$1,54. O custo médio de suas mercadorias é de R$1,54.

Após fazer o cálculo do custo médio, agora podemos realizar a venda:

Na venda de 20 unidades de peças, o custo unitário destas mercadorias ficou no valor de R$1,54, totalizando o custo em R$30,80.

Para saber o valor do que restou em estoque é bem simples, havia no início 65 unidades de peças, foram vendidas 20 (65 – 20) = 45 unidades de peças.

45 unidades de peças no custo unitário de R$1,54, restou um estoque no valor de custo de R$69,30.

Mas fazer estes cálculos sempre manualmente parece um pouco trabalhoso, não é? Nós possuímos a solução perfeita para você, o nosso software faz o cálculo do custo médio todo automático para poupar seu trabalho e tempo!

Como fazer para que o sistema calcule automaticamente?

A cada movimentação de entrada de um produto no estoque, o sistema realizará o cálculo automático do custo médio.

As movimentações de entradas são separadas em:

  • Importação de XML de compra, manualmente ou automática;
  • Lançamento manual de compra.

Nos casos de importação de XML de NF-e de Compra (Administrativo > Compra > Inserir XML) e lançamento manual (Administrativo > Comprar > Inserir Manual) de uma nova compra, o sistema vai realizar o cálculo da média de custo dos produtos já existentes no estoque com os valores da nova compra.

O resultado automático do cálculo aparece no cadastro do produto. Você pode vê-lo ao acessar Cadastros > Produtos > Ação > Clica em “Preço Custo”.

Contudo, sempre que você puder automatizar algum processo dentro da sua empresa, não evite em fazê-lo, pois isso evita erros e facilita nas suas tomadas de decisões. Sendo assim, ter o cálculo correto do custo médio, traz segurança e evita prejuízos.

Gostou do post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados a tributações e a gestão de empresas? Entre no nosso blog e descubra muito mais sobre esse e outros assuntos!.