Blog

prorrogação

Prorrogação dos prazos para optantes do Simples Nacional

A prorrogação para a regularização das pendencias impeditivas à opção do Simples Nacional, teve o prazo estipulado para o dia 28 de fevereiro de 2020. No entanto, a medida é voltada para os municípios que decretaram Estado de Calamidade Pública ou Situação de Emergência por causa das chuvas de janeiro. A portaria N° 09-R da…
Leia mais

Compartilhe:
IVA

IVA: saiba o que é Imposto sobre Valor Agregado

Você já ouviu falar sobre o Imposto sobre Valor Agregado (IVA)? A criação desse novo imposto tem como objetivo a substituição e unificação dos impostos cobrados ao consumidor, incluindo o poderoso ICMS. O imposto sobre valor agregado ou IVA é um tributo geral sobre consumo, no entanto, a adoção deste imposto ainda são apenas estudos.…
Leia mais

Compartilhe:
Sintegra

Sintegra: como se manter dentro das obrigações legais?

A princípio, você proprietário ou gestor de uma empresa conhece o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços (Sintegra)? Não se sinta só caso não conheça, entre os empreendedores existem muitas incertezas sobre a utilidade desse sistema. Para saber mais sobre o Sintegra e informar-se como se adaptar e cumprir as…
Leia mais

Compartilhe:
Documentos Fiscais

Saiba tudo sobre a diferença dos Documentos Fiscais Brasileiros

Você conhece todos os documentos fiscais existentes no Sistema Tributário Nacional (STN)? O Brasil possui questões tributarias complexas e um grande numero de obrigações assessórias, as quais sofrem mutações constantemente. O surgimento de alguns tipos de documentos fiscais ocorreu após a criação do projeto SPED, ou Sistema Público de Escrituração Digital, para assim atender a…
Leia mais

Compartilhe:
Devolução de frete

Devolução de frete utilizando NF-e, como proceder?

Os documentos fiscais das transportadoras também se tornaram eletrônicos, para que assim as cargas possam ser devidamente fiscalizadas. No entanto, como qualquer documento fiscal eletrônico muitos erros podem acontecer durante a emissão, e quando isso ocorre, dependendo do caso, o correto é se fazer uma devolução de frete. Mas, com uma CT-e emitida errada, como…
Leia mais

Compartilhe:
NFC

NFC-e: você sabe o que é e como funciona?

Você já conhece a NFC-e ou nota fiscal ao consumidor eletrônica? Para aqueles que trabalham no varejo ela é essencial, pois substitui a nota fiscal de venda (NF-e) modelo 2 e o cupom fiscal emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Portanto, ao conhecer todas as vantagens da NFC-e possibilita acelerar os processos da sua…
Leia mais

Compartilhe:
Inventario

Inventário de estoque: para que serve e como fazer?

O inventario de estoque é basicamente uma lista completa de todos os produtos armazenados no estoque da empresa. E funciona como um meio de identificação, classificação e determinação do valor de cada produto que se encontra em estoque. Com o inventario de estoque é possível controlar todas as entradas e saídas dos seus produtos, esse…
Leia mais

Compartilhe:
Nacional

Simples Nacional: o que é preciso para se enquadrar?

O simples nacional foi criado em 2007 para descomplicar a vida de donos de pequenos negócios. Um sistema de tributação simplificado, com o principal objetivo de unificação da guia de contribuições, assim, todos os tributos federais, estaduais e municipais são pagos em uma unica guia. Acompanhe neste artigo como abrir uma empresa no simples nacional.…
Leia mais

Compartilhe:
denegada

Você sabe o que é NF-e denegada? Entenda como funciona

A NFe denegada surge como um erro na hora da emissão da nota, pois a SEFAZ identifica alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou do destinatário da nota. As irregularidades na inscrição estadual podem ser caracterizadas como suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixa. Ainda está prevista a situação de NFe denegada nos…
Leia mais

Compartilhe:
venda para entrega futura

Você conhece a operação de venda para entrega futura?

Inicialmente a venda para entrega futura é entendida, pela legislação tributaria, como uma mercadoria entregue em data posterior a venda ou faturamento. Ou seja, a emissão da nota fiscal é realizada para fins de simples faturamento sem que ocorra a efetiva saída da mercadoria vendida. A venda para entrega futura funciona como uma reserva de…
Leia mais

Compartilhe: