Quais as principais características para ser um bom gestor?
Nos dias atuais, muitas pessoas almejam o cargo de gerencia dentro das organizações, mas poucas são as pessoas qualificadas para um cargo de Gestor. As características desses profissionais ajudam qualquer tipo de negocio, independente do segmento de atuação, sempre acabam alcançando o tão almejado sucesso profissional.
Atualmente, as organizações procuram investir em profissionais que trabalham em equipe e que saibam ter um bom relacionamento com seus colegas, exercendo aquilo que aprenderam. O fato é que as organizações precisam de profissionais lideres, que ajudam na divisão de tarefas e resolvem qualquer necessidade do dia a dia. Contudo, esses tipos de profissionais são fundamentais para o sucesso dos processos e resultados de uma empresa.
Como ser um bom gestor de equipes?
O objetivo de um gestor é dar motivação e inspiração a sua equipe, assim como motivar a luta pessoal e profissional da mesma. Para tudo ocorrer bem um bom gestor ouve as ideias, sugestões e duvidas da equipe, é um ser objetivo, baseia-se em fatos para as tomadas de decisões. Um bom gestor sabe diferenciar o trabalho da vida pessoal, podendo sim manter amizades, porém, as mesmas não interferem na tomada de decisões.
Um profissional que sabe extrair o melhor de cada colaborador da empresa, fazendo parte da sua própria equipe ou não. A realização de um bom trabalho em equipe depende apenas do engajamento e motivação de seu gestor, assim gerando grandes resultados para o destaque da organização e o crescimento profissional dos envolvidos.
Atualmente, as habilidade e capacidades de colocar qualquer negocio em um alto nível, fazem com que um bom gestor se torne uma pessoa de grande importância para as empresas. Com habilidade de tornar colaboradores mais proativos, e trazer excelentes soluções criativas e inovadoras na resolução de problemas relacionado aos processos organizacionais.
Dicas para ser um bom gestor
Nos parágrafos anteriores, conhecemos um pouco sobre o gestor e sua importância dentro das organizações para a contribuição com o crescimento da mesma. Agora, pensando na complexidade da gestão, a seguir veremos algumas dicas para o desenvolvimento necessário de habilidades, otimizar comportamentos e implementar ações.
Reuniões colaborativas
Quando o assunto é reuniões, é interessante que os colaboradores e convidados participem dos diálogos e na busca de soluções efetivas e decisões. Pois, visões diferentes de um mesmo assunto pode acelerar o alcance de resultados positivos, além de incentivar o trabalho em equipe.
Capacitação constante
Atualmente, é preciso estar sempre atualizado sobre as tecnologias e os desenvolvimentos científicos, é necessário ter uma grande força de vontade para aprender tudo o que á de novo na atualidade. Pois, quem gostaria de ser um bom líder, não recusa o aprendizado constante como forma de melhorar a própria performance.
Por isso, é essencial sempre estar aprimorando o conhecimento de acordo com as necessidades e as exigências do mercado. Caso contrario, a gestão tende a ficar obsoleta, influenciando a obtenção de resultados de maneira negativa nas empresas.
Cultura de resultados
Se torna essencial que um gestor incentive sua equipe para atuar na busca de resultados positivos. Isso pode ser feito através de técnicas motivacionais e de conversas francas sobre as obrigações dos funcionários. Todavia, quando todos os profissionais estão envolvidos com a busca das metas, as chances de resultados positivos são maiores.
Dar e receber feedback
Para o gestor a interação com as pessoas da equipe é de extrema importância, sua função não é apenas dar ordens, mas principalmente, mostrar o melhor caminho para que cada um possa realizar seu trabalho. Para que o relacionamento interno flua corretamente o gestor deve manter uma postura aberta para dar e receber feedback construtivos. Quando soluciona os problemas de maneira racional, sem expor os colaborados, o gestor começa a criar vínculos de confiança e possibilita o dialogo sincero com os membros da equipe. Dessa maneira, a probabilidade de acatamento de suas ‘ordens’ é muito maior, e a fluides do trabalho melhora com a medida que são dadas as devolutivas de explicações e sugestões de melhorias para os funcionários.
Definir limites entre a vida profissional e pessoal
O ideal é possuir equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, pois, se um dos lados começa a pesar demais a tendência é ter consequências negativas do outro lado. Se um gestor se dedica muito ao trabalho corre o risco de ficar estressado por não desfrutar de momentos de lazer com a família ou até mesmo acarretar problemas de saúde. Uma vida pessoal plena e feliz, reflete em uma atuação positiva no trabalho, com uma situação de bem-estar e boa disposição as energias se redirecionam a um ótimo desempenho laboral.
Ser proativo
Um gestor proativo, que atua junto com seus colaboradores sempre que necessitam de auxilio passa a ter o apoio incondicional dos mesmo. Portanto, quando o gestor antecipa-se na resolução de demandas ou responde prontamente as solicitações da equipe, ele fortalece os laços com seus grupos de trabalho. Além de ganhar a confiança e admiração dos seus colaboradores.
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