PHYGITAL

PHYGITAL

A junção física e digital está desenvolvendo novas oportunidades para as empresas, em uma palavra: phygital. Vamos entender oque é, como funciona e como explorá-lo.

O phygital é o nome dado a fusão dos dois mundos, o físico e o digital, que oferecem um aumento na proximidade da realidade virtual através de smartphone, tablet e de aplicativos dos próprios fornecedores.

A princípio, graças à pandemia, o aumento do uso da internet criou a necessidade de trazer alguns aspectos ao mundo digital, que eram típicas do mundo físico.

Apesar da criação de tantos sites e e-commerces, os consumidores não querem desistir da experiência que só uma loja física pode oferecer. Isso acontece em certos nichos, como o de roupas. Em um site, por mais bem feito, não é possível tocar em uma peça de roupa ou avaliar a qualidade do tecido. O objetivo do phygital é permitir que o cliente obtenha a melhor experiência.

O método garante que o consumidor se mova do online para o off-line de forma natural e nesse sentido passando do mundo digital para o físico.

As 3 principais vantagens são:

  • Imediato: o cliente pode realizar a operação que deseja em tempo real e quando quiser;
  • Imerso: o cliente está completamente imerso em sua experiência, resultando no controle total do processo de compra;
  • Inteirar: o cliente pode interagir durante a compra, como quiser, assim usando a exploração de 360º.

A importância do conceito de omnichannelquando nós falamos sobre o phygital, devemos portanto considerar o conceito do mesmo:

Significa a capacidade de oferecer diferentes canais onde você pode se comunicar, e que se necessário são interligados uns com os outros.

Entender como oferecer um serviço omnichannel ao cliente é um passo fundamental para uma empresa sólida e confiável. Cada empresa tem o seu próprio público, mas dentro dela os clientes podem preferir canais diferentes.

Um cliente que prefere falar com uma pessoa ficaria frustrado se o mesmo fosse direcionado para um serviço de chatbot. Ou, ele pode optar por falar com um chatbot apenas para saber se um produto está em estoque ou não, enquanto ele é jogado em trocas telefônicas que talvez não saibam como responder de uma forma correta. Por outro lado, se você fornece à ele vários canais eficientes, você torna o atendimento ao cliente mais agradável e satisfatório.

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