Nota Fiscal de Produtos Rurais

Nota Fiscal de Produtos Rurais

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A nota fiscal é um documento que comprova a realização de transações de diversas naturezas envolvendo mercadorias e produtos ou prestação de serviços.

A NF-e é a nota fiscal em formato eletrônico. Implementada no Brasil em 2006, veio para substituir a nota fiscal impressa. Dessa forma, eliminando a fiscalização de blocos de notas fiscais em empresas, pois todas as NF-e encontram-se disponíveis no banco de dados da SEFAZ.

Então, a partir de Março de 2022, pessoas físicas e jurídicas, incluindo os Produtores Rurais, tem como obrigação emitir a nota fiscal eletrônica, toda vez que sejam realizadas transações comerciais com suas mercadorias.

Nota Fiscal de Produtos Rurais

Além de ser obrigatório a emissão de NF-e , pelo produtor, ela também é importante para ajudar na regularização de produtos vendidos e serviços prestados. Assim, mantendo seu negócio em dia com a Receita Federal, evitando transtornos.

Logo, com proposito de facilitar as transações do Produtor Rural, em Outubro de 2018, a NF-e deixou de ser emitida apenas por empresas. Podendo assim, através do número do CPF e número da Inscrição Estadual de Produtor Rural, o mesmo pode emitir a nota fiscal eletrônica.

Desde Janeiro de 2021, Produtores Rurais que realizam vendas para fora do seu estado e que tem seu faturamento anual acima de R$ 200.000 a emissão da NF-e passou a ser obrigatória.

Todavia, em 2023 a emissão passou ser obrigatória para todos os produtores.

Contudo, os produtores devem se atentar a legislação estadual de cada estado, pois podem acontecer exceções, como em; transporte interestadual e/ou em produtos agrícolas.

Como posso emitir NF-e de Produtor Rural?

Primeiramente você vai precisar de um Certificado Digital modelo A1 para CNPJ ou CPF, ele é indispensável para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, serve para validar com uma assinatura a identidade do emitente.

Caso voce ainda não possua um Certificado Digital, clique aqui e adquira o seu de forma online!

Então após adquirir o Certificado Digital ou se você já possui ele, o próximo passo será escolher o melhor plano no sistema Odvix que se encaixe com as demandas. É dentro do sistema onde o produtor realizará a emissão das NF-e.

Por que optar pelo Sistema odvix?

Ele é um sistema de emissão fiscal prático, cumpre todas exigências legais!

Com o sistema Odvix, você descomplica a gestão do seu negócio. Só com ele você conta com um suporte humanizado, para sanar duvidas, organização fiscal, emissão de NF-e, incluindo para Produtor Rural, NFC-e, NFS-e.

Posteriormente, contamos também com controle financeiro, layout responsivo, frente de caixa, indicadores gráficos, gerenciamento de estoque e etc. Para melhorar e facilitar transações do produtor para sua fazenda, de forma simplificada, rápida, prática e com um ótimo custo benefício.

Sou Produtor Rural e preciso emitir uma Nota Fiscal Eletrônica.

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural?

Após escolher o melhor sistema e fazer o preenchimento inicial corretamente, ela será autorizada e será gerado um arquivo XML com assinatura digital (gerada a partir do Certificado Digital) para o produtor.

Dados que você vai precisar para o preenchimento da sua NF-e para Produtor Rural:

  • NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): é toda produto que circula no Brasil e possui um código e a identificação padronizada;
  • CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações): possui 4 dígitos, serve para identificação e determinação dos tributos do tipo da operação que está sendo realizada;
  • CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional): trata-se de uma lista de operações enumeradas do seu negócio, estabelece critérios tributários.

Clique aqui e leia mais sobre códigos fiscais.

Contudo, o próximo passo é receber autorização do SEFAZ para e emissão da NF-e, lembrando que cada estado possui um procedimento especifico.

Entretanto com o sistema Odvix, os clientes recebem um treinamento online especifico para cada demanda necessária realizada no sistema.

Ficou interessado? Clique aqui e teste GRÁTIS!

Gostou desse post? Gostaria de ver mais sobre esse e outros assuntos?

Acesse o nosso Blog e confira!