Inicialmente a venda para entrega futura é entendida, pela legislação tributaria, como uma mercadoria entregue em data posterior a venda ou faturamento. Ou seja, a emissão da nota fiscal é realizada para fins de simples faturamento sem que ocorra a efetiva saída da mercadoria vendida.

A venda para entrega futura funciona como uma reserva de matéria-prima ou produto utilizado num período posterior, garantindo assim que o fornecedor terá o produto naquela determina época. Então, conforme está previsto os artigos 41 e 42 do Anexo 6 do RICMS/SC acompanhe neste artigo como emitir as notas de uma venda para entrega futura.

COMO EMITIR

A princípio para a concretização da venda é necessário a emissão de duas notas fiscais: uma para o faturamento e outra para a entrega. No entanto, é recomendável consultar o regulamento do ICMS do seu estado para certificar-se que todas as observações e operações estão de acordo. E também é recomendável a consulta ao seu contador, afinal ele é o profissional mais indicado pra validar todas as informações fiscais da empresa.

A operação de venda para entrega futura deve ser utilizada exclusivamente nos casos onde o produto já esta em estoque, caso contrario, a operação correta é a de Faturamento Antecipado.

1. NF-e DE SIMPLES FATURAMENTO

De acordo com o artigo 41 do anexo 6 do RICMS/SC, não haverá destaque do ICMS, somente de IPI caso a empresa seja contribuinte. A nota fiscal de simples faturamento deverá conter as seguintes indicações:

Observação: os valores constantes desta NF-e devem ser os que efetivamente seriam aplicados em uma venda normal ocorrida no mesmo período.

Porém, se houver reajuste de preço da mercadoria/ produto já faturado, é necessário emitir uma nova nota fiscal referente ao respectivo reajuste. Mantendo-se sem a necessidade de destaque do ICMS, porém com o destaque do IPI.

2. NF-e DE SAÍDA EFETIVA DA MERCADORIA

A NF-e para entrega da mercadoria, independente de ser parcial ou total, deve-se também emitir NF-e. Entretanto, neste documento fiscal haverá destaque de ICMS, conforme tributação prevista para a entrega da mercadoria.

Dessa forma, conhecendo melhor os procedimentos necessários para venda para entre futura você pode atender melhor seus clientes, e assim, não perder oportunidades de vendas e consequentemente planejando melhor as entregas. Em vista disso, para lhe auxiliar com qualidade o sistema odvix disponibiliza o cadastro de operações de modo simples e rápido, para que assim você não perca tempo ao emitir suas notas.