Muitos clientes acreditam que possuem um poder racional ao realizar uma nova compra, mas todo (bom) vendedor sabe que a racionalidade e a lógica não compõem nem metade do fator de decisão de compra. Sendo assim, temos que a emoção durante a compra é a chave principal na busca pela confiança dos clientes.

Mas como garantir que tanto as emoções quanto a razão do clientes digam “Sim” para novas compras? De maneira fácil, você pode atrair toda a atenção do cliente através do Cross Merchandising.

Saiba como a seguir:

O que é Cross Merchandising?

O termo Cross Merchandising representa uma espécie de promoção cruzada de produtos, pois o termo vem do inglês “cross” que significa “cruzado”, enquanto “Merchandising” é relacionado com a publicidade de produtos e serviços.  Com a definição dos termos, temos que o Cross Merchandising é a pratica de colocar lado a lado produtos de categorias diferentes a fim de aumentar as vendas. 

Inicialmente, a idéia pode soar um pouco estranha, mas se pararmos para pensar vemos que os grandes varejistas praticam diariamente essa pratica. Mas devo ressaltar que a escolha dos produtos não deve ser aleatória, mas sim harmoniosa. Pois, ao utilizar diversos itens devemos ter em mente que um deve completar o outro perfeitamente – ou pelo menos convencer o cliente de que as peças se completam.

A lógica por trás do Cross Merchandising é que ao colocar lado a lado produtos que se completam, os mesmos estimulem o desejo de compra do cliente. Em outras palavras, o cliente deve se convencer de comprar mais do que tinha pensado.

6 dicas de como usar o Cross Merchandising na sua loja!

A organização e distribuição dos itens da sua loja influenciam diretamente o desejo de compra do cliente. Então, agora que você sabe tudo sobre o Cross Merchandising é possível aplicá-lo em sua loja, a seguir veja algumas dicas que o sistema Odvix preparou para você! Vamos dar um exemplo com loja de roupas.

1 – Organização por cores

Organizar sua loja com cores que combinam entre si criam uma harmonia e impactam o ambiente como um todo. Por exemplo: tons neutros, tons quentes, tons terrosos e tons frios. As peças com estampas tendem a ser mais difícil de combiná-las, no entanto, as mesmas se encaixam entre as cores sólidas ou lisas parecidas. Sempre obedecendo o limite de que as estampas devem aparecer em proporções menores para que não sobrecarreguem o ambiente composto.

2 – Composições por araras: Tops e Bottons

Tops são as peças que vestem a parte superior, como: blusas, jaquetas, casacos e camisas. Já os bottons são as peças que vestem a parte inferior, como calças, saias e bermudas. Elas devem combinar entre si, comece colocando os tops, em seguida os bottons e depois os vestidos, assim fará com que suas clientes consigam combinar as peças e montar looks interessantes aumentando o seu potencial de vendas.

3 – Utilização de cabides

Montar os looks em cabide “corpinho” ou “silhueta”, expondo essa combinação na frente da arara, podendo montar até dois looks.

4 – Acessórios extras

Complementar o look do cabide “corpinho” com bolsas, echarpes e acessórios como colares brincos dão charme ao look. Caso sua loja não possua esses tipos de acessórios para vender, é possível fazer parceria com lojas próximas e identificá-los como cortesia da loja parceira e quem sabe ganhar até comissão se você vendê-los.Procure colocar sempre 3 peças em cada look, complementar com colete, jaqueta ou até mesmo uma camisa amarrada na cintura, dá um toque super estiloso.

5  – Excelência de exposição

As roupas devem estar perfeitamente passadas e organizadas da menor para o maior, penduradas pelos fitilhos que dá mais estrutura para as peças.. O espaço entre os cabides deve ser igual entre eles e nunca deixar as araras cheias, para que as clientes possam manusear confortavelmente.

6 – Aromas exclusivos

Para aumentar o engajamento das cliente é possível optar por aromas exclusivos da sua loja. As mesmas enxergam isso como um capricho que a identidade da sua marca oferece. Pensando em oferecer uma identidade exclusiva para suas clientes a empresa MagBerry disponibiliza fragrâncias únicas e especiais. Com os produtos Mag Berry, você poderá escolher o mix perfeito entre essências e perfumes, para que os ambientes perfumados de sua loja expressem sua personalidade, criando um ambiente aconchegante para seus clientes e amigos!

O Cross Merchandising tem como objetivo impulsionar de forma simples as vendas com bom custo-benefício. Ou seja, essa estratégia ativa no cliente a conveniência e o impulso, dois fatores que pesam na decisão de compra. Agora que você já sabe tudo sobre Cross Merchandising é hora de por em prática as dicas que mostramos aqui.

Leia mais no blog do Odvix, onde encontra-se diariamente atualizado com as ultimas noticias e dicas!