VAN Bancária

VAN bancária é a sigla de Value Added Network, traduzindo – Rede de Valor Agregado. A Van é uma rede privada que facilita que as empresas troquem informações de forma segura, ou seja, é uma central de comunicação que recebe dos bancos, de adquirentes, e de sistemas de processamento os arquivos com dados de pagamento e cobrança.

Ela é responsável pelo intercâmbio com agentes financeiros que reúne pedidos e entregas para as organizações em tempo e formato apropriados. A VAN é uma ótima aliada do ERP (“Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado), já que com ela não é necessário a utilização de um Internet Banking. Com a alta na quantidade de bancos e adquirentes de cartões, o volume de transações aumentou consideravelmente, tornando a equipe do setor financeiro pouco produtiva focando apenas em tarefas operacionais.

Sendo assim, mesmo conhecendo os benefícios desta tecnologia e sabendo que seu departamento pode melhorar muito a performance operacional por meio dela, você ainda tem muitas dúvidas para escolher um bom fornecedor. Com isso, montamos uma lista com as informações que você deve levar em consideração ao avaliar as opções de parceiros que oferecem o serviço de VAN para controle financeiro:

A VAN traduz os arquivos conforme os padrões estabelecidos em um único formato.

A VAN é uma grande facilitadora para o serviço do setor financeiro da empresa, pois centraliza o tráfego de informações com diferentes layouts, assim facilitando as ações.

Segurança

A VAN Bancária garante a segurança através das seguintes questões:

  • Rastreamento de transações através de uma rede EDI (Eletronic Data Interchange)

Somente quem é registrado na VAN pode enviar e receber informações

  • Criptografia de dados

Os dados são convertidos em um código que somente o destinatário pode ler

  • Integridade de dados

O remetente e destinatário devem ter algoritmos que confirmem a integridade dos dados em questão.

Qual o cenário atual do setor financeiro?

Atualmente, o departamento financeiro sofre com rotinas e processos muito operacionais para realizar pagamentos, remessas e consultar extratos.

No fluxo financeiro atual, as empresas precisam baixar arquivos no sistema, utilizar o Internet Banking de cada banco, consultar todas as operadoras de cartão com as quais a empresa trabalha, exportar e importar documentos, configurar remessas e retornos e acessar diversas telas, tornando a equipe mais improdutiva e os processos mais burocráticos.

Quando utilizar uma VAN

Obter lucro é a missão de qualquer empresa e entender o valor percebido de uma VAN Bancária pode trazer para uma empresa é fundamental para otimizar os lucros empresariais.

Você precisa entender o momento que sua empresa vive, caso sua empresa trabalhe com diversos bancos, a VAN bancária é uma solução de extrema ajuda nos seus processos, ganhando tempo e reduzindo erros.

Geralmente usada por grandes empresas e varejistas, as VANs são utilizadas para automatizar os processos bancários de contas a pagar e receber, operações com adquirentes e gateways de pagamentos fazendo o intercâmbio com os agentes financeiros.

O principal benefício da utilização da VAN bancária

No momento de escolha de uma VAN Bancária, é importante fazer uma pesquisa completa. Afinal de contas, ela muda uma parte significativa dos processos da empresa ao integrar as principais transações financeiras em um único lugar, facilita o tráfego de informações em diferentes layouts, otimiza processos e reduz erros.

Com a otimização de processos financeiros é criada uma padronização na comunicação de arquivos, assim, as empresas que utilizam a VAN têm vários processos facilitados.

Não é necessário que um profissional de TI interprete os dados de cada transação bancária de um layout específico, pois a VAN traduz os arquivos conforme os padrões estabelecidos em um único formato.

Com toda essa automatização, a sua empresa ganha tempo e o financeiro é mais organizado e ágil.

Gostou do post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados a tributações e a gestão de empresas? Entre no nosso blog e descubra muito mais sobre esse e outros assuntos!