Quando uma empresa não possui uma boa administração e um bom monitoramento das entradas e saídas do seu dinheiro, acaba sendo mais uma vitima de fechamento com menos de 4 anos e vida. Pois, um dos hábitos que torna-se muito prejudicial para as empresas é a falta de gestão de fluxo de caixa. Porém, antes de coloca-lo em prática, é preciso entender todos os detalhes sobre este recurso tão importante e necessário para o dia a dia empresarial.

Muitas empresas lidam com grandes fluxos de dinheiro diariamente, os quais envolvem vendas, pagamentos, recebimentos, compras, entre outras, possibilitando o funcionamento do negócio. Controlar essas grandes movimentações financeiras pode ser fácil ao adotar praticas na rotina do gestor, principalmente quando o assunto é controle e planejamento do que entra e sai de dinheiro.

Por isso, decidimos trazer para nossos leitores tudo sobre o fluxo de caixa, aqui vamos mostrar como implementá-lo da melhor maneira na sua empresa, como evitar erros e mais algumas dicas para garantir a boa saúde financeira do seu negócio. Acompanhe a seguir!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada para o controle de crescimento da empresa, mantendo sempre a organização de tudo oque acontece nas finanças da mesma. Ou seja, permite o gerenciamento das movimentações em determinado períodos e possibilita o planejamento estratégico com dados coerentes garantindo um bom funcionamento da operação. Então se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir despesas é hora de repensar a forma como o dinheiro chega até o caixa e para onde está sendo destinado.

Toda e qualquer movimentação de dinheiro da empresa precisa ser registrado, até mesmo aquelas transações com valores baixos, pois por mais pequenas que sejam podem representar falhas no registro, atrapalhando assim o seu planejamento. Com isso, para que o fluxo seja eficiente, é preciso ter disciplina!

Com isso, temos que o principal objetivo do fluxo de caixa é acompanhar todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa. No dia a dia da empresa é preciso ter organização, afim de manter seus rendimentos, investimentos e finanças em dia. Assim, o fluxo de caixa analisa o saldo disponível daquele empreendimento, para que se faça um balanço de quanto capital a empresa tem, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade. Pensando assim, o fluxo de caixa torna-se um ferramenta fundamental de controle, sem ele, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo.

O que preciso para ter um bom fluxo de caixa?

1. Organização: Registrar todas as transações financeiras, desde um simples cafezinho até um lanche no final do dia
2. Registras valores e prazos: registrar compras/vendas avista e a prazo, formas de pagamentos (dinheiro, cartão, cheque, entre outras);
3. Reserva: manter um fundo de reserva auxilia em imprevistos e até mesmo em casos de clientes inadimplentes;
4. Sempre atualizado: Manter todos os dados da empresa sempre atualizado ajuda a ter melhores resultados;
5. Analises periódicas: realizar analises diariamente são essenciais pra cuidar de tudo o que está sendo registrado;
6. Software: Utilizar um software de gestão de confiança facilita na organização e controle do seu fluxo de caixa, e o sistema Odvix disponibiliza um fluxo de caixa fácil e pratico na utilização, venha conhecer!

Vantagens de gerenciar um fluxo de caixa correto

Como vimos até aqui, manter um controle das movimentações financeiras da sua empresa é extremamente importante, certo? Portanto, com um fluxo de caixa sempre em dia você garante um planejamento estratégico eficiente para a sua empresa.

O fluxo de caixa ajuda na organização da base principal da sua empresa, é onde ficará registrado todo o histórico de movimentações e operações financeiras. Ou seja, o controle e manutenção desses dados é extremamente importante para um bom gerenciamento empresarial e traz as seguintes vantagens:

1. Planejamento dos próximos períodos, de acordo com todas as entradas e saídas anteriores;
2. Verificação de necessidade da inserção de mais capital de giro ou novos investimentos;
3. Analise e gerenciamento de pagamentos e recebimentos, evitando assim que a empresa não tenha conflitos ou fique sem caixa.
4. O fluxo de caixa ajuda a planejar futuras promoções de produtos de forma viável financeiramente;
5. Dados precisos e atualizados que auxiliam em futuras tomadas de decisões.

Como controlar o Fluxo de Caixa no Sistema Odvix?

Por em prática o desenvolvimento de um bom fluxo de caixa parecer ser difícil, mas com um sistema de gestão como o Odvix, todo o calculo passa a ser feito pelo sistema. Possibilitando saber exatamente qual é a previsão de entradas e saídas para os próximos meses, planejando assim atividades e metas da empresa. E tudo isso de maneira simples e clara.

Fluxo de Caixa
Gráficos emitidos no Odvix

Inclusive, os empresários podem aplicar os benefícios que o Fluxo de Caixa proporciona ao crescimento da empresa e também suprir possíveis imprevistos ou gastos necessários. Com o fluxo de caixa do sistema Odvix todas as suas movimentações ficam registradas, assim como a razão pela qual elas ocorrem. É possível registrar desde recebimentos de clientes, juros de investimentos ou qualquer entrada de capital, bem como os pagamentos, compras e despesas que a empresa possa ter.

Desta maneira, com um bom controle do fluxo de caixa, você tem a possibilidade de analisar todas as variáveis da sua empresa, que de forma geral do negócio, fazem toda diferença. O fluxo de caixa é considerado a base para que a organização tenha sucesso, pois em questões financeiras, algum descuido no controle dos dados financeiros podem custar meses de trabalho e até mesmo a vida da empresa.

Vantagens no Odvix

O Odvix possibilita um cenário completo da saúde financeira da sua empresa. Ele lhe auxilia no gerenciamento de suas receitas e despesas, indicando gastos desnecessários e possibilitando um planejamento financeiro adequado, e inclusive mantendo todas as sua informações organizadas e atualizadas.

Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa no sistema Odvix

O fluxo de caixa tem como base o controle de entradas e saídas de recursos, mas em alguns casos é possível criar expectativas positivas ou negativas sobre o setor financeiro do empreendimento. Por isso, torna-se tão importante o acesso facilitado aos dados financeiros, pois será decisivo para o crescimento ou queda da empresa. Ao preencher corretamente as entradas e saídas da empresa é possível calcular antecipadamente o que se pode esperar da empresa nos próximos dias, meses ou anos.

O fluxo de caixa é um instrumento essencial para a sua empresa, pois ele controla todo dinheiro que entra e sai do caixa. Ele é indispensável na rotina de toda empresa, pois sem um controle dos recursos financeiros fica impossível estabelecer qualquer estratégia de crescimento ou mesmo se manter num mercado cada vez mais competitivo. Portanto, não deixe de acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa, conte sempre com um bom sistema de gestão financeira e mantenha-se sempre na frente!

Gostaria de realiza o controle do Fluxo de Caixa da sua empresa? Entre em contato com um de nossos atendentes e tire todas as suas duvidas, ficaremos felizes em atende-lo!

Telefone: (49) 3563-0232.
Whats.: (49) 99196-1069.