A ficha técnica de um produto é um dos pontos mais importantes no processo de produção de uma indústria. Ela é essencial para se ter melhor controle da qualidade e do preço dos produtos produzidos.

Portanto neste post iremos explicar como montar a sua ficha técnica e quais os benefícios do seu uso.

O que é a ficha técnica do produto?

A ficha técnica de um produto é um documento que contém as informações referentes a produção de um determinado item, entre essas informações temos:

  • Descrição das matérias primas usadas na produção
  • Unidade e quantidade de cada matéria prima
  • Detalhamento da fabricação do produto final

 

Apesar de parecer algo simples, a ficha técnica pode ter um impacto positivo no processo de produção de sua empresa, se aplicada corretamente.

Qual a importância da ficha técnica?

Controlar custos e tarefas são etapas essenciais do processo de produção de uma indústria que queira ter sucesso. Sendo assim a ficha desempenha um papel central nesse processo, permitindo controle de custos, padronização da produção e planejamento de orçamento.

Com uma analise das fichas de um determinado período é possível determinar os seus próximos passos como indústria, além de manter estoque, fornecedores e preços em dia.

Como fazer a minha ficha técnica?

  1. Liste todos os produtos que são usados na produção de um determinado item. Separar todos os itens é o primeiro e talvez mais importante passo. Anote todos os produtos que compõem o item, por menores que eles pareçam ser, pois isso vai fazer a diferença no futuro.
  2.  Crie um SKU ou um código personalizado para cada item da produção. Identificar todos os itens no momento da produção pode ser uma tarefa complicada, por isso criar um código para cada um deles é essencial para otimizar e minimizar os erros durante o processo.
  3. Identifique os itens de acordo com a sua função na produção. Separar os itens de acordo com a etapa e a função que eles desempenham na produção, destacar se o item é matéria-prima, produto intermediário, produto acabado etc…
  4. Destacar as unidades de medida de cada item. Por fim coloque as unidades de medida de cada item na produção e também quanto deste produto será usada para a fabricação de uma unidade do produto final. É vital que esta etapa seja feita da maneira correta para evitar desperdícios e gastos sobressalentes.

Erros comuns na criação da ficha técnica de produto.

Apesar de ser um processo simples, ainda é passível de ter erros, alguns desses erros são:

  • Não incluir todos os itens na ficha, ás vezes alguns produtos de valor mais baixo são deixados de lado. A  ficha deve conter TODOS os itens que compõem o produto.
  • Errar a quantidade ou a unidade de determinado item, é importante que estes dados sejam precisos.
  • Utilizar a mesma ficha para vários produtos, cada produto tem uma produção diferente do outro, portanto cada um deles deve ter a sua própria ficha.

 

Outras dicas para a criação da sua ficha técnica do produto.

Contar com um software para a criação e o controle da sua ficha técnica é muito importante. O Odvix conta com essa função, englobando todos os aspectos da criação da ficha técnica e lhe ajudando a minimizar os erros e maximizar os seus resultados.

 

Para mais posts como esse e outras informações, acesse o nosso blog!