Antes de abrir as portas de sua empresa é de vital importância buscar a melhor opção para o seu negócio. É normal ter dúvidas neste momento, principalmente referente a diferença das siglas ME e MEI, que apesar de parecerem iguais pelo nome são duas coisas completamente diferentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós da equipe Odvix preparamos esse conteúdo para lhe ajudar a entender melhor essas diferenças!

O que é ME?

ME significa, Microempresa, ela é classificada como um porte de empresa, como EPP (empresa de pequeno porte), por exemplo.

O teto de faturamento para se enquadrar na ME é de R$ 360 mil anual. Não existem restrições de atividades que podem ser exercidas por uma ME, diferente da MEI que possui algumas limitações nesse quesito.

O que é MEI

A sigla MEI deriva de Microempreendedor Individual e é um modelo de empresa que tem como regime tributário o Simples Nacional. Porém, neste caso, não é preciso pagar os impostos federais.

O MEI é ideal para os empreendedores que estão começando agora e desejam se formalizar de forma simples e rápida.

O teto de faturamento para o MEI  é de R$ 81 mil anuais, além disso tem um limite de 1 funcionário apenas e é impossibilitado de possuir sócios. Além disso o MEI é restringido a certas atividades, portanto verifique a lista de atividades permitidas antes de escolher esse modelo.

O formato MEI contudo possui vantagens referentes a impostos, visto que eles são pagos em uma via mensalmente e os pagamentos são feitos com base no guia DAS.

Esse guia reúne os principais impostos como ICMS, ISS e Previdência Privada. Além disso o guia estipula um valor fixo para cada imposto de acordo com a atividade exercida pela empresa

Outras diferenças entre ME e MEI

Processo de abertura:

Para abrir uma MEI o processo é simples e rápido além de ser feito totalmente online. O cadastro é feito através deste site, basta preencher os campos com os seus dados e fazer a confirmação da abertura da empresa.

Já para fazer o cadastro de uma ME o processo é um pouco mais burocrático e lento, pois é necessário fazer um contrato social, fazer cadastro na Junta Comercial e diversos outros pormenores. È de vital importância que ao abrir uma ME você seja auxiliado por um contador, já que ele vai saber exatamente os documentos e meios necessários para abrir a sua empresa. Para saber mais sobre a importância do contador preparamos esse material exclusivo para você!

Nota Fiscal Eletrônica:

Quando se é um optante pela ME o pagamento dos tributos é feito com base no valor de cada nota emitida. Em contrapartida com o MEI não é necessário fazer esse pagamento pois os impostos serão pagos no fim de cada mês via o Guia DAS.

Gostou do post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados a tributações e a gestão de empresas? Entre no nosso blog e descubra muito mais sobre esse e outros assuntos!