A internet é usada por apenas 34,2% das micro e pequenas empresas (MPEs) para divulgar seus produtos e serviços, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP sobre o relacionamento dos empreendedores com os clientes.

Pesquisa do Sebrae constata que há grande espaço a ser explorado na divulgação de produtos e serviços desses empreendimentos

O dado mostra que ainda há um grande terreno na web a ser explorado por esses empreendimentos e também por outras empresas prestadoras de serviços ligados à internet, que podem auxiliar as MPEs a aproveitar o meio digital.

Os percentuais já descontam as respostas em duplicidade, ou seja, a empresa que usa mais de um meio de divulgação pela internet foi considerada uma única vez.

Quanto aos meios pelos quais a internet é utilizada, de acordo com o levantamento, as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, por exemplo, são usadas por 21,9% das MPEs; o site da empresa é a opção de 14,4% delas; outros sites são a escolha de 8,8% das MPEs.

Se não forem somadas as diferentes mídias digitais, o principal meio de divulgação do negócio é a tradicional indicação boca a boca, com as respostas de 31,1% dos donos de MPEs.

Outros meios utilizados são panfletos, 5,5%, e anúncios em jornais e revistas, opção de apenas 4,1% das MPEs. Anúncios em rádio e televisão foram citados por 2,3% dos empreendedores.

Também chama a atenção o fato de 22,3% das empresas não fazerem nenhuma divulgação de seus produtos e serviços.

A pesquisa do Sebrae-SP revelou ainda que 47,5% das MPEs têm cadastro de clientes e, entre estas, 77,2% afirmam que esses registros são atualizados com frequência, mas outras 21,4% não atualizam o cadastro com constância.

Em contrapartida, 43,1% das MPEs não têm cadastro da clientela, o que, como consequência, pode prejudicar, de alguma forma, o uso da internet para alcançar o consumidor e divulgar o negócio.

Como podemos ajudar sua empresa?

Contamos com uma equipe de especialistas que desenvolvem seu site da melhor forma e como você gostaria de ver sua empresa na internet.  Seguindo suas orientações e a manutenção e Desenvolvimento de Sites fica por nossa conta e você pode alterar tudo que precisar no conteúdo facilmente.

Os sites criados possuem liberdade total para edições e atualizações de conteúdo, as quais são feitas em um painel super intuitivo e sem precisar de conhecimento específico de programação. Para isso você recebe um treinamento de nossa equipe onde aprenderá como fazer todas as mudanças necessárias. Entre as edições estão: adicionar novo produto, editar textos de uma página, alterar dados de contato, incluir novo banner, entre outros.

O Desenvolvimento de Sites é baseado em conceitos de SEO, facilitando e auxiliando no trabalho de otimização do website para ganhar posicionamento nas ferramentas de busca (Google, Bing, etc).

Sua loja terá uma ótima posição na internet e com isso você sairá na frente de muitos concorrentes ganhando uma ampla visibilidade e permitindo que potenciais clientes encontrem sua empresa através da internet.

Além disso o ODVIX conta com planos financeiros e de gestão onde você pode controlar de forma fácil e prática sua empresa, salvando cadastros de clientes, vendas e integração com seu e-commerce.