Você já se pegou querendo fazer um investimento porém não sabia onde? Ou tendo que pagar um dividendo, porém não sabendo de onde tirar o dinheiro necessário? Essas são duas dentre várias situações que um consultor financeiro pode lhe auxiliar e guiar. Mas afinal, o que é um consultar financeiro e qual a sua importância? Nós da equipe Odvix separamos este material para que você possa saber mais sobre este profissional!

Quem é o consultor financeiro?

Ele é o profissional que irá lhe auxiliar fazendo analises e encontrando as necessidades financeiras de sua empresa. Também auxiliará a traçar seus objetivos e metas e encontrar os meios para concretizá-los, seja no curto, médio ou longo prazo.

É importante ressaltar que o consultar não irá efetivamente implantar as suas sugestões, isso fica a cargo do empresário ou pessoa encarregada. O consultor irá apenas auxiliar no processo, utilizando de sua experiência e habilidades para guiar o empresário da melhor forma possível.

Qual a importância do consultor?

Já sabemos que o consultor financeiro é o profissional que irá lhe auxiliar no âmbito financeiro da sua empresa, mas o que o torna tão essencial para a saúde financeira do seu negócio?

  • Controle de riscos e investimentos

Saber o quanto se pode gastar e investir e se estes poderão trazer problemas futuros é vital para o seu planejamento. É o consultor quem vai lhe ajudar nessas situações, lhe indicar por exemplo se você está dando um passo maior que a perna em um investimento ou se está perdendo dinheiro em alguma transação. Bem como lhe apontando quais os melhores e mais rentáveis investimentos ou os mais seguros.

  • Auxiliar a traçar metas e alcançá-las

O consultor financeiro participará também dos processos de avaliação das necessidades financeiras da empresa, setores que precisam de mais recurso por exemplo serão analisados por ele. Também ajudará a alinhar as expectativas do empresário com seus objetivos, buscando sempre traçar objetivos e metas que sejam possíveis serem alcançados de acordo com a situação de seu cliente.

  • Segurança

Acima de tudo, ter segurança para poder dormir tranquilo à noite tendo certeza que o seu dinheiro está sendo bem cuidado e manejado é importante. Ter ciência de que um profissional qualificado está lhe ajudando e monitorando nas questões financeiras sem dúvida é algo a se levar em consideração. Além disso, com a ajuda do consultor seus investimentos serão muito mais seguros devido ao fato que ele saberá quais impostos serão pagos para cada investimento e qual quantia é a ideal, prevenindo gastos desnecessários..

São muitos os benefícios de se contar com um consultor financeiro, não é mesmo? Talvez este seja o profissional ideal para dar um upgrade no financeiro de sua empresa ou até mesmo na sua vida pessoal!!

Gostou do post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados a gestão de empresas? Entre no nosso blog e descubra muito mais sobre esse e outros assuntos!!