Emitir a NFe(Nota Fiscal Eletrônica) é de fato importante para o e-commerce? Sim! Neste artigo falaremos sobre a importância, e quais os requisitos para realizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica!

Para realizar a emissão de suas notas, você precisa dos seguintes dados:

Estar credenciado a emitir NFe, cadastro no SEFAZ

Para que uma empresa possa emitir Nota Fiscal Eletrônica, é necessário que ela esteja autorizada e possua cadastro no SEFAZ, é altamente recomendável que durante este processo você seja acompanhado por um contador, visto que ele saberá exatamente oque você precisa e onde precisa ir para ficar apto a emitir Nota Fiscal. Mas nós já vamos te ajudar, então preste atenção nos passos que você deve seguir:

Possuir um certificado digital A1 ou A3

O certificado digital serve como uma assinatura digital, portanto toda NF-e que você emitir, estará assinada por este certificado, atestando que foi você quem a emitiu. Existem diversos modelos de certificados, em arquivo (modelo A1), com mídia, token ou cartão (modelo A3), com diferentes prazos de validade e valores. Para saber onde e quais os dados necessários para fazer o seu certificado, consulte o seu contador ou as Autoridades Certificadoras (AC) da sua cidade.

Adquirir um sistema emissor de notas

Para emitir as suas NF-e, será necessário também contar com um software emissor de notas de sua confiança. O software lhe ajudará facilitando o cadastro de clientes, produtos, operações e outras informações da nota! O Odvix conta com essas funções e muitas outras, acesse aqui e confira os nossos planos!

Preencher e emitir sua Nota Fiscal Eletrônica

No momento de preencher os dados na sua NFe, alguns campos são essenciais, entre eles:

  • Série e Operação da nota;
  • Dados do destinatário, nome fantasia, CEP, CNPJ ou CPF, Tipo de Contribuinte (Pessoa física é não contribuinte), e-mail e telefone. É importante que quando seu cliente se cadastre no seu e-commerce todos esses dados sejam exigidos, facilitando o processo de preenchimento da nota.
  • Dados dos produtos, descrição, quantidade, unidade, preço, CFOP, NCM, tributos e outras informações pertinentes;
  • Duplicatas da nota, contendo data de vencimento, valor e forma de pagamento;
  • Informações referentes ao transporte, dados da transportadora, valor do frete e outras informações relacionadas;
  • Informações adicionais referentes a nota ou uma observação a ser destacada.

Afinal, qual a importância da NFe?

O principal objetivo de se emitir a NFe é se manter em dia com o fisco, vender um produto sem Nota Fiscal configura sonegação de impostos. Além disso, se um produto sai da sua loja sem nota ele pode ser apreendido e lhe render uma multa que varia de acordo com o valor da operação em questão.

Credibilidade e Confiança

Uma loja que emite Nota Fiscal para o seu cliente, garante a ele que a operação está sendo feita conforme a lei. Além disso também fornece a segurança que em casos de problema com a mercadoria ou envio o seu cliente terá direito ao reembolso ou devolução.

A emissão da nota fiscal eletrônica é de vital importância para o seu negócio! Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas a respeito deste tópico! Caso deseje aprender mais sobre gestão empresarial e tributação, acesse o nosso blog.