Você sabe da importância do contador para o sucesso da sua empresa? Nós, da equipe Odvix preparamos esse artigo para explicar a você sobre este profissional. A contabilidade é uma fonte de informação indispensável para que o empreendimento tenha sucesso. Os registros contábeis, fornecem informações sobre giro de capital, sobre custos, tributação e encargos, exercendo um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, estruturação contábil e ao planejamento fiscal, com isso, pode-se ter certeza que as principais responsabilidades são:

  • Cuidar de todas as questões burocráticas relacionadas à manutenção da legalização da empresa;
  • Orientar em todos os sentidos desde a vida financeira pessoal e empresarial;
  • Classificar e lançar registros financeiros;
  • Manter os registros e licenças da empresa atualizada, de acordo com as exigências da atividade e do fisco;
  • Assegurar que o negócio esteja trabalhando de acordo com as exigências legais  tributária e fiscal;
  • Elaborar as demonstrações financeiras como balanço patrimonial e demonstração de resultados.

 

A preparação no atendimento dos seus clientes, como, contato pessoal e confiança, acrescidos de uma visão estratégica do negócio, são essenciais para a relação de parceria entre empresa e contabilidade.

Qual é o melhor momento para a contratação de um contador?

A melhor a se fazer, é contar com um desde a abertura da empresa. Assim, ele fará o acompanhamento da abertura da empresa e conseguirá fazer com que todos os processos sejam devidamente alinhados, seja com relação à prefeitura de sua cidade, INSS, Junta Comercial, Receita Federal e assim por diante.

É claro que, se o seu negócio já existe e isso não aconteceu, nada lhe impede de procurar uma profissional neste momento. Então, o contador fará uma análise geral e, se qualquer procedimento tiver sido feito de forma equivocada, será reestruturado neste momento.

É necessário que sejam vistas algumas questões, regras de conhecimento contábil. Algumas empresas não podem optar pelo Simples e assim por diante. E é justamente por isso que contar com uma contabilidade desde o início facilita muito.

A contabilidade faz a gestão da empresa

Se ouve falar muito sobre a gestão empresarial e o quanto ela é importante. E, ela em quase cem por cento depende da contabilidade. A gestão é a parte da instituição que permitirá que os processos sejam organizados e comecem a dar certo, para que então, a empresa realmente funcione.

Imagine, por exemplo, uma empresa em que os gastos não são controlados. A cada mil reais que entra, são gastos dois mil reais. Quanto tempo a instituição durará? Meses? Se em algum momento forem necessários investimentos, será tirado dinheiro de onde para isso?

Cabe ao profissional contábil esclarecer e estruturar com o cliente o plano de contas a pagar, pois o governo é um “sócio sugador” do empresário, consumindo mais de 30% do que a empresa fatura.

Um profissional atualizado para assessorar o empreendedor nas obrigações com o “Leão” já o permite delegar mais tempo para a administração do negócio.

Essa é a importância da contabilidade, dar uma base estrutural para a empresa.

E além do empreendedor ter de seguir as orientações do contabilista, é essencial ter um sistema de gestão para conseguir controlar e gerenciar sua empresa conforme as normas e legislações, e o sistema Odvix é um software excelente para fazer a gestão completa da empresa!

Análise e diagnóstico financeiro

Quando o contador faz o diagnóstico financeiro da empresa, ele se responsabiliza por não a deixar sem dinheiro. Assim, é feito um planejamento para que isso não aconteça. Custos passam a ser previstos, tributos e encargos somados.

Com estas informações e este diagnóstico detalhado, tudo pode ser planejado e assim, os problemas não serão algo comum, nem a curto, nem longo prazo.

Como escolher um bom contador

Com essa visão mais abrangente, fica claro entender a importância do contador e de escolher um bom. Mas como fazer isso?

Uma das melhores formas é avaliar a cartela de clientes do seu potencial contador e verificar se nomes confiáveis aparecem. Além disso, ir pelas velhas e boas indicações também é muito efetivo.

Mas, em um tempo que a internet está cada vez mais presente, a busca de contadores pela internet se tornou real e por isso talvez sejam necessários critério mais tangíveis e um método para avaliar um contador, sem precisar se basear apenas na experiência de outros empresários.

Uma vez que você tenha um contador ou escritório de contabilidade em vista, não se esqueça de verificar a sua regularidade por meio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

 

 

Para mais posts como esse e outras informações, acesse o nosso blog!