fbpx

Como iniciar 2021 com as finanças da minha empresa no azul?

Como iniciar 2021 com as finanças da minha empresa no azul?

FINANÇAS

O ano de 2020 colocou à prova a resiliência de muitos empreendedores e as finanças das empresas. Um ano desafiador para os negócios devido a pandemia, 2020 foi um ano extremamente desafiador para todos. Portanto, agora os empreendedores devem enfrentar o desafio de equilibrar as contas para iniciar um novo ciclo no azul. Esta pode parecer uma tarefa difícil, mas não impossível, as empresas que já possuem um caixa fortalecido, endividamento controlado e rápida adaptação ao cenário conseguiram se sair melhor no período de dificuldades.

Durante a pandemia, as empresas que conseguiram cortar custos e despesas e, por fim, que encontraram novas formas de agregar receitas ao negócio existente saíram na frente em meio a toda a crise provocada pelo coronavírus. Portanto, o Sistema Odvix preparou algumas dicas que que você empreendedor consiga sair na frente em 2021, com suas finanças saudáveis. Confira:

Separar as contas empresariais e pessoais:

Esta é a primeira e a mais valiosa regra para todo micro, pequeno e médio empreendedor. Ao abrir uma empresa é comum que as finanças se misturem, no entanto, as finanças da sua empresa devem ser tratadas com profissionalismo. Ter contas pessoais e empresariais separadas ajudam inclusive a estabelecer sua identidade comercial.

Você deve começar a se questionar: eu sei o quanto a minha empresa realmente gasta ou lucra? Em micro e pequenas empresas é comum que os donos sejam também responsáveis pelo financeiro. E ao misturar os gastos pessoais e empresariais, muitos podem pensar que a empresa está tendo grandes lucros quando, na verdade, está acontecendo ao contrario.

Com isso, fazer a divisão das receitas pessoais das empresariais, ajudam não somente a reduzir problemas, mas também facilita o gerenciamento das finanças empresariais.

Fortaleça o seu caixa:

Todo empreendedor deve acompanhar, controlar e direcionar o fluxo de caixa da sua empresa. A gestão do caixa compõe o planejamento financeiro, constituindo grande parte dele.

Manter um bom planejamento financeiro é essencial para começar o ano de 2021 com o pé direito. O planejamento financeiro permite a visualização das movimentações monetárias, a identificação dos lucros, estratégias para redução de gastos, aumento da lucratividade e rentabilidade do negócio, dentre outras ações.

Fazer uma boa gestão do caixa da sua empresa é fundamental para manter a empresa funcionando, porém, é preciso que essa ação seja eficiente. A importância de manter a gestão de caixa consiste em organizar as contas da empresa de modo a evitar problemas financeiros e tributários. É preciso inclusive ter uma maior estabilidade e segurança para o negócio em momentos críticos, planejar investimentos e ações de acordo com a realidade financeira da empresa, assim como das necessidades identificadas a a partir dessa gestão. E principalmente é necessário estar atendo durante a tomada de decisões relativas ao negócio, de modo que elas beneficiem o caixa da empresa.

Controle o endividamento:

Muitos empreendedores devem aproveitar o momento de baixas taxas de juros para concentrar e alongar o endividamento bancário, buscando uma parcela que caiba no fluxo de caixa da empresa, reduzindo o custo da dívida atual.

Domine o seu fluxo de caixa:

Como vimos anteriormente manter o controle sobre as receitas, custos e despesas torna possível rápida adequação diante de cenários que exigem resiliência por parte do empreendedor. Saiba exatamente quais são os possíveis cortes a serem feitos, conheça o custo mínimo para manter as operações funcionando.

As empresas que entraram na crise com melhor consciência do próprio fluxo de caixa conseguiram projetar os períodos futuros de forma eficaz. Em momentos como o qual passamos, a agilidade na obtenção de informações confiáveis e que representam a realidade da empresa é essencial para o processo da tomada de decisão e de ajustes. Manter a organização do seu fluxo de caixa permite prever antecipadamente quais serão os pontos críticos e atuar pontualmente antes que o problema efetivamente aconteça.

Busque meios de aumentar a receita da sua empresa:

A receita da empresa depende de dois fatores: custos (e despesas) do negócio versus faturamento.

Para ter um crescimento sustentável da empresa é preciso direcionar esforços para aumentar as vendas e a produtividade dos recursos que a empresa possui. Portanto, a seguir confira as principais dicas ligadas ao aumento de receita trazido por ações que geram mais vendas e soluções que garantem uma melhor gestão de recursos:

  1. O consumidor moderno utiliza ferramentas de busca e redes sociais para encontrar produtos e serviços. Portanto, o marketing digital será seu maior aliado para atrair seu público em potencial.
  2. Reveja a precificação dos seus produtos e serviços, pois está é a chave para aumentar a sus receita de forma alinhada ao mercado.
  3. Um boa gestão de fornecedores aumenta seu poder de negociação, gerando melhores preços, e por consequência, menos custos e mais vendas.
  4. Manter um controle de estoque é essencial, e ele precisa ser bem administrados para não gerar possíveis prejuízos para o negócio.
  5. Amplie seus canais de venda, utilize sites, e-commerce, redes sociais e lojas físicas, mas procure sempre mantê-los integrados, assim o cliente terá uma experiência única com seu negócio, facilitando a venda.
  6. Ter uma flexibilidade de recebimento para suas vendas tem um impacto significativo na decisão de compra dos clientes, ofereça diversos meios de pagamentos e conquiste cada vez mais clientes.

Gostou de nossas dicas? Entre em contato agora com um de nossos atendentes e saiba como o sistema Odvix pode lhe auxiliar para entrar em 2021 com o pé direito, tenha todo o controle da sua empresa diretamente em seu computador, podendo acessa-lo a qualquer hora e em qualquer lugar!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *