fbpx

SEFAZ: O que fazer quando o Sefaz estiver fora?

SEFAZ: O que fazer quando o Sefaz estiver fora?

sefaz

Na terça feira, dia 17/11 o Sefaz, sistema utilizado por milhares de empresários para realizar a emissão de NF-e(Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), parou de funcionar em diversos estados. Com isso, muitos usuários relataram que o serviço caiu, dando mensagens de erro timeout, entretanto, a situação começou a normalizar após as 20:30 horas (horário de Brasília).

Sefaz caiu e exibe erro

O site da Sefaz/RS (Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul) informou que o sistema estadual ficou mesmo fora do ar. O site da Sefaz não carregava, dando erro 404. Sendo assim, o problema acabou afetando diversos outros estados.

“Houve uma falha na rede de comunicação de dados que afetou serviços na terça-feira, inclusive da emissão de Notas Eletrônicas”, explica a Sefaz/RS em comunicado. “Os sistemas de contingência foram acionados, e os serviços restabelecidos em quatro horas, estando em funcionamento na quarta-feira. A Sefaz/RS e a Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS) estão trabalhando para viabilizar um ambiente 100% à prova de falhas.”

A Sefaz possui um portal de status sobre a emissão de NF-e, o qual mostra a disponibilidade dos serviços. Porém, dia 17 de novembro, ele apontava problemas na autorização, consulta de protocolo, consulta de cadastro e outros critérios em quatro sistemas:

  • Sefaz do Rio Grande do Sul;
  • Sefaz de São Paulo;
  • SVRS (Sefaz Virtual do RS), usado para consulta de cadastro no AC, ES, RN, PB e SC; e para demais serviços relacionados ao sistema da NF-e no AC, AL, AP, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO;
  • SVC-RS (Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul), usado no AM, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PE e PR.

No entanto, após as 20:30 horas da terça feira, o painel da NF-e aponta que todos esses sistemas estão operando normalmente.

Evite surpresas!

Você precisa de um sistema que esteja prepara para possíveis surpresas como esta! O sistema odvix pode lhe ajudar, com ele você pode emitir notas sem se preocupar em perde-las, pois em situações como essa o odvix mantem suas notas salvas com o status de “aguardando processamento”. A opção aguardando processamento não deixa que você perca toda a nota que já emitiu, ela fica salva no sistema para que assim que o sistema responsável pela emissão de notas retornar ao estado normal você possa emiti-las e imprimi-las normalmente!

Gostou da ideia? Ligue agora para um de nossos atendentes e saiba como funciona a emissão de notas fiscais!

Deixe um comentário sobre suas experiências e dúvidas sobre a indisponibilidade da Sefaz!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *