fbpx

Conciliação bancária: O que é e como emitir o arquivo em formato .OFX?

Conciliação bancária: O que é e como emitir o arquivo em formato .OFX?

conciliação bancaria

Para que seja possível evitar quaisquer surpresas em suas finanças e na contabilidade da sua empresa, é necessário realizar a conciliação bancária. Essa conciliação consiste na comparação entre o saldo de uma conta bancaria e todas as informações externas, a partir dessas comparações torna-se possível identificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Com a exatidão do saldo bancário você mantem um controle de fluxo de caixa eficiente.

No entanto, mesmo que seja uma atividade muito importante para qualquer organização, principalmente para os setores contábeis e financeiros, muitos empreendedores ainda abrem mão ou nem conhecem essa prática. Por conta dessa falta de informações, muitos gestores correm o risco de perder o controle do capital disponível para o desenvolvimento de suas atividades diárias. Até mesmo, para o cumprimento de obrigações, como empréstimos, financiamentos bancários e parcelamentos com fornecedores.

Pensando em nossos clientes, neste artigo, vamos apresentar o conceito sobre conciliação bancária e o que é os arquivos .OFX.

O que é a conciliação bancária?

O termo Conciliação bancária tem como objetivo a comparação dos extratos bancários com as informações do Controle Financeiro interno da Empresa. A partir desta pratica que o empreendedor coloca lado a lado despesas, recebimentos e o saldo disponível, conferindo se as movimentações previstas foram realizadas e se os resultados encontrados apresentam ou não divergências. Essa pratica é integrada às ações de gestão financeira de qualquer empresa, pois quem recebe por meio de boletos, cartões de crédito ou débito, por exemplo, depende dessa tarefa para que assim possa evitar futuros prejuízos.

A conciliação é utilizada quando os valores originados de vendas ou prestações de serviços caem diretamente na conta bancária da pessoa jurídica. É a partir dela que é possível confirmar se houve ou não o crédito esperado, assim, como o débito de contas a pagar. Manter um saldo bancário correto é essencial para ter uma boa analise do fluxo de caixa realizado junto com as despesas e receitas.

O que é o extrato bancário em formato .OFX?

O Open Financial Exchange (OFX) é um arquivo que possibilita a visualização do extrato bancário da conta da sua empresa. Vários bancos brasileiros e operadoras de cartões de crédito oferecem o OFX como padrão de exportação de extratos bancário online.

Entre eles:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal, Bradesco;
  • Itaú, HSBS;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Entre outros.

Para realizar o download do arquivo em formato OFX, é necessário acessar a página do seu Banco ou da operadora de cartão de crédito, gerar um extrato bancário de um determinado período e exporta-lo em formato OFX. Cada banco possui um atalho diferente para a importação, e caso o mesmo não possua é necessário entrar em contato para verificar a possibilidade de disponibilização para que a sua empresa possa realizar os devidos lançamentos. Devo ressaltar que o arquivo OFX pode estar com a nomenclatura Money 2000 (ou 2000 em diante).

Como o Odvix pode lhe auxilar com a conciliação bancária da sua empresa?

O Plano Gestão Empresarial e o Plano Financeiro do Sistema Odvix possibilita administrar todas as entradas e saídas dos recursos financeiros e realiza a conciliação bancaria da sua empresa. Com o Odvix você tem em mãos o controle de todos os lançamentos, assim como o controle do Fluxo de Caixa, centros de custos, emissão do DRE e relatórios, e realizar os mais diversos lançamentos.

Nosso sistema procura sempre manter-se atualizado, visando uma maior praticidade para nossos clientes. E com a conciliação bancária é possível realizar o controle das entradas ou saídas de dinheiros, como pagamentos de empréstimos ou recebimentos de duplicatas de vendas. Ao realizar a importação do arquivo OFX dos seus extratos bancários é possível realizar as baixas do contas a pagar e receber automaticamente, pois você pode estar vinculando cada lançamento com as duplicatas que ainda se encontram em aberto, ou até mesmo nas que já foram baixadas manualmente. Assim você terá um registro vinculado a cada duplicata de como foi realizado o pagamento das mesmas. 

Ainda não conhece o sistema Odvix? Ligue agora para um de nossos atendentes e realize uma demonstração, ficaremos felizes em atende-lo!

Com a Conciliação Bancária o sistema Odvix simplifica ainda mais seus processos diários!

 

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *