fbpx

Certificado Digital: saiba quais informações ele possui!

Certificado Digital: saiba quais informações ele possui!

Certificado

Você sabe quais são os dados que compõem o certificado digital? Para o certificado digital possua validade jurídica o mesmo deve ser composto por diversas camadas de seguranças e também por uma série de dados de documentos oficiais, os quais representam a identidade do seu portador (pessoa física ou jurídica), e são validados quando você vai fazer a ativação do mesmo, presencialmente, em uma autoridade certificadora.

Portanto acompanhe a seguir esse artigo recheado de informações sobre o certificado digital que o Odvix preparou para você:

Para que serve?

Como vimos anteriormente, o certificado representa a identidade do portador, garantindo a confidencialidade, é autentico e utilizado nas transações comerciais e financeiras. Sendo assim, é um documento seguro e mantem todas as informações contidas nele em sigilo.

Com o certificado digital você pode:

  • Assinar contratos e procurações digitais;
  • Enviar informações da Guia de recolhimento do FGTS;
  • Emitir NF-e;
  • Enviar informações à Previdência Social (GFIP), através do sistema eSocial;
  • Acessar serviços do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte);
  • Entre outras coisas.

No entanto, todas as possibilidades listadas a cima, em outro momento, precisavam ser realizados presencialmente. Com o certificado digital agora é possível realizar estes mesmos procedimentos pela internet, sem necessidade de uma enorme papelada.

Documentos que compõe o certificado digital

Existem vários modelos de certificado digital, porém os mais utilizados e conhecidos são o e-CPF, voltado para pessoa física, e o e-CNPJ, utilizado por empresas. O modelo para Pessoa Física funciona como uma identidade virtual. Já o modelo para Pessoa Jurídica funciona da mesma forma, no entanto possui uma identidade digital para as empresas, que deve ser emitido pelo seu representante legal, descrito na Receita Federal.

Você já se perguntou quais são os documentos que compõem um Certificado Digital? Confira a seguir quais são:

Como é feita a segurança das informações?

Muitas pessoas não aproveitam as facilidades oferecidas pelas transações eletrônicas, por conta das frequentes preocupações com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual. Porém com o certificado digital, essas preocupações são descartadas.

Portanto, todo certificado possui uma chave pública ou privada, ou seja, um nome e um número totalmente exclusivo, que garante a segurança ao usuário. Essa chave é criptografada assimetricamente, onde os dados só serão acessados se o receptor tiver uma chave correta para decodifica-los. Geradas automaticamente por funções matemática trabalhando em conjuntos, as chaves, trazem maior segurança ao documento.

Por outro lado, além da segurança fornecida pela própria ferramenta, o usuário deve utilizar senhas fortes que contribuem para o aumento da segurança. Em conjunto à autoridade certificadora, ao emitir o certificado é recomendável a criação de uma senha segura, misturando letras maiúsculas, minusculas, números, símbolos e ter, pelo menos 8 dígitos.

Sendo assim, com o avanço tecnológico o certificado digital tornou-se essencial para a sobrevivência e segurança dos negócios. Consiste em uma assinatura que possui validade jurídica e garante a segurança em transações online. Ele é uma importante ferramenta que garante a integridade de informações e documentos.

Contudo, o certificado trás agilidade nos processos das empresas, fazendo com que a emissão e assinatura de documentos fiscais e declarações sejam feitas rapidamente. O simples fato de ter acesso a vários dados através do mesmo torna tudo mais ágil.

Gostou desse artigo? Leia mais sobre o certificado digital no nosso artigo: Certificado Digital: O que é e como funciona?

Comente o que achou desse artigo e compartilhe com os seus amigos!!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *