fbpx

Ordem de Produção o que é e como emiti-la?

Ordem de Produção o que é e como emiti-la?

Ordem de Produção

Os processos de fabricação das industrias são executados através da Ordem de Produção (OP). Com esse documento é possível controlar a produção industrial, bem como o estoque e os produtos acabados. A OP tornou-se fundamental para uma visão correta de custos e necessidades de compras, além de auxiliar na previsão de entregas dos pedidos.

Acompanhe a seguir o que é a Ordem de Produção e como emiti-la.

O que é?

A Ordem de produção da inicio ao processo de fabricação de um produto. Nela consta todas as especificações do item que será produzido, matérias-primas utilizadas, data de entrega e quantidades. De modo geral, existem dois sistemas básicos de produção:

1. Produção continua: classifica-se os produtos que são fabricados uma série padronizada ou possuem uma produção em massa. Em sistemas como esse é comum a fabricação de produtos para estoque, e a fabricação de produtos idênticos é uma característica da produção continua. Neste caso a produção é feita para que haja a solicitação do produto, ela deve conter as informações de especificações do produto e as instruções para que o operador saiba com exatidão o que deve fazer.

2. Produção por encomenda: ao contrario da anterior, essa classifica-se como descontinua de produtos não padronizados. Normalmente, é realizado quando a produção se da sob encomenda dos clientes, tendo inicio no pedido de vendas. Para produções por encomenda tem inicio com a negociação de um produto ou de um lote de produtos. Ou seja, ao ser gerado o pedido de vendas o processo produtivo dos itens se dará por meio da ordem de produção.

Como emitir a Ordem de Produção no sistema Odvix?

Como vimos anteriormente, o processo de fabricação é iniciado a partir da emissão da OP. E os componentes de uma OP que deverão ser preenchidos, são:

  • Número da Ordem de produção: Códigos para controle interno da empresa. O odvix disponibiliza um campo para que a empresa informe números ou códigos personalizado para assim ter um maior controle das Ordens de produção.
  • Data de emissão: é necessário informar a data de emissão da OP, então o sistema odvix disponibiliza automaticamente um campo no qual pode ser informado a data de emissão, esse campo pode ser alterado para uma data posterior caso necessário.
  • Produtos e suas matérias primas: antes da emissão da OP é necessário cadastrar anteriormente os produtos que serão fabricados, assim como é necessário vincular todas as matérias primas desse produto, com as respectivas quantidades utilizadas na produção.
  • Produtos e quantidades: na OP é necessário informar todos os produtos e suas quantidades mandados para a fabricação. Então, com o cadastro anterior do produto com suas matérias primas o sistema odvix calcula automaticamente a quantidade total que será produzida.
  • Observações Gerais: o campo observações da ordem de produção serve para destacar informações complementares da fabricação dos produtos, ou alguma informação que o operador precisa saber ao fabricar o produto.

 

No termino da fabricação é importante manter registrado as ordens de produção, assim dados registrados podem servir como aprimoramento de estrategias e otimização de desempenho das operações. Sendo essencial também para rastrear um produto com problemas ou defeitos. Assim, torna-se possível saber qual lote pertence, qual matéria prima foi usada, etc. O sistema Odvix mantem todas as suas ordens de produção armazenadas na nuvem, para que assim você não se preocupe com o acumulo de papeis ou perdas de documentos importantes.

Ordem de produção no sistema Odvix

Manter uma organização do que será produzido e a forma de execução da Ordem de Produção influenciam num melhor aproveitamento das matérias primas. Portanto, o sistema de gestão empresarial do Odvix possibilita a emissão de ordens de produção junto com o controle de pedidos de vendas e programação da produção. Nosso sistema possibilita padronizar os processos, a exatidão na produção e controle do uso de suas matérias primas em estoque.

A emissão de ordens de produção no sistema odvix funciona da seguinte forma:

Quando a OP é incluída no sistema, ele verifica automaticamente tudo o necessário para que a produção seja executada, conforme descrito na emissão. Após o processo da produção, as atualizações da OP são realizadas automaticamente, pois o Odvix integra todos os setores e processos da empresa, tais como NF-e, vendas, compras, estoques, controle financeiro e informações gerenciais, compartilhando assim informações entre todos os departamentos. Ao emitir uma ordem de produção no sistema você possui todo o controle de custos diretos e indiretos, baixas das matérias primas e apontamento de entradas dos produtos fabricados no estoque, com suas quantidades e custos.

ordem de produção

Ordem de Produção no Sistema Odvix

Gostou deste artigo? Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Venha conhecer o Sistema de Gestão Empresarial do Odvix, e tenha em mãos um sistema completo para o controle das emissões de ordens de produção, assim como emissão de pedidos de vendas, NF-es, compras, estoques, etc. Ligue agora para um de nossos atendentes e fique por dentro de todas as novidades do odvix!

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *