Planejamento Financeiro Pessoal: como gerenciar o seu dinheiro?

Planejamento Financeiro Pessoal: como gerenciar o seu dinheiro?

planejamento

Nos dias atuais, as pessoas não possuem o habito de aprender como o dinheiro funciona e, principalmente, as formas mais indicadas de administrá-lo. Por isso, é comum que as pessoas não saibam como lidar com suas finanças, entretanto, gestão financeira é uma habilidade que pode ser aprendida em qualquer fase da vida. E o planejamento financeiro é essencial para ter uma vida tranquila e sem preocupações desnecessárias.

A seguir veremos como desenvolver o hábito de gerenciar seu dinheiro e, principalmente, como aplicá-lo em seu dia a dia com algumas simples dicas.

O QUE É?

O planejamento financeiro pessoal analisa e ajuda a fazer um controle de gastos e ganhos em um determinado período, possibilitando a definição de previsões de custos futuros. Quando aplicado a pessoas de modo geral, pode ser entendido como uma estratégia para organizar finanças pessoais, conhecer despesas e receitas. Bem como, sendo possível traçar metas para daqui algumas semanas, meses e até anos.

Quando uma pessoa faz um planejamento financeiro pessoal para gerir seu próprio dinheiro, evita ficar com o orçamento apertado no fim do mês, e o protege contra as temidas dividas. Muitos acreditam que a gestão financeira é voltada apenas para aquelas pessoas de renda alta, como empresários e celebridades. Porém, qualquer pessoa, independente no nível salarial pode e deve aprender sobre a educação financeira pessoas, e principalmente, aplicá-la no dia a dia.

IMPORTÂNCIA

O planejamento financeiro pessoal vai muito além de saber se você tem dinheiro suficiente para pagar determinado valor, ou economizar para ter uma conta bancaria positiva. Os problemas financeiros ocorrem pelo simples fato de não saber exatamente quanto se ganha e quanto se gasta. Devido a valores muito baixos, muitas despesas são ignoradas, porém, ao ocorrerem com muita frequência acabam atrapalhando o equilíbrio financeiro.

A partir do momento em que se conhece o que entra e o que sai da sua conta todos os meses, você passa a recuperar o controle da sua vida financeira e ter mais controle no futuro. Controle que te permite realizar investimentos, fazer viagens, comprar qualquer coisa que desejar.

Portanto, para viver com mais tranquilidade e segurança, ter uma boa gestão financeira é essencial. Pois as preocupações são nulas e quando as finanças estão em ordem é possível começar a investir em mais, e alcançar os seus os sonhos.

COMO COMEÇAR?

Muitas pessoas que chegam nesse ponto entendem a importância do planejamento financeiro, e entendem que precisam desenvolver esse conceito, mas quando chega na hora de aplicar, simplesmente, travam. Mas então como fazer esse planejamento financeiro? Acompanhe a seguir o passo a passo para isso não acontecer com você:

  1. Receitas e Despesas

O primeiro passo é saber tudo o que entra e sai do seu bolso, afinal, como visto anteriormente é necessário conhecer todas as suas receitas e despesas. É de extrema importância incluir tudo, até mesmo aquelas despesas mais baratas que, aparentemente não interferem em nada. Porém, em muitos casos são elas as responsáveis pela falta de controle financeiro.

  1. Metas e Objetivos

Sem objetivos a serem alcançados, o planejamento financeiro passará por dificuldades. É importante ter em mente um objetivo claro, traçando um plano que te leve até onde deseja, isso irá agir como um estimulo para a sua mente na hora de se manter fiel ao planejamento.

  1. Poupar dinheiro

A economia de dinheiro é de extrema importância, afinal, os objetivos serão alcançados somente se você reservar parte dos recursos que entram na sua conta bancaria. De inicio, uma boa ideia é guardar pelo menos 10% do que recebe mensalmente, podendo aumentar esse percentual caso seu orçamento permita. Porém, o mais importante é manter a disciplina de reservar esse valor todos os meses.

  1. Investimentos

Investir seu dinheiro não quer dizer necessariamente em uma poupança, pois atualmente, existem opções que são tão seguras quanto ela e que proporcionam uma rentabilidade maior. Uma boa ideia é conhecer outros investimentos de renda fixa, que são tão seguros quanto uma poupança, e podem ser até mais rentáveis.
Conhecer outras possibilidades, seu dinheiro pode render mais com o passar do tempo, te deixando cada vez mais perto dos seus sonhos.

Contudo, a educação financeira pode transformar sua vida e, para que isso aconteça, é fundamental que você faça um ótimo planejamento financeiro pessoal e familiar. E para lhe auxiliar com qualidade, o sistema odvix oferece o Plano Financeiro Pessoal, ideal para pessoas que procuram controlar suas finanças pessoais.

Ficou com alguma dúvida em relação ao Planejamento Financeiro Pessoal?

Gostaríamos muito de saber sua resposta, deixe um comentário que ficaremos felizes em atende-lo.

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *