Autorização de CNPJ para baixar o XML sem o certificado digital do cliente

Autorização de CNPJ para baixar o XML sem o certificado digital do cliente

xml

Baixar o XML das notas fiscais sempre foi uma tarefa fácil. No próprio site da SEFAZ era possível, bastava inserir a chave de acesso de 44 dígitos e fazer o download completo da NF-e. Porém com as novas regras, só era possível fazer a consulta completa da NF-e utilizando o certificado digital associado ao CNPJ, na qual  a nota foi emitida.

Essa alteração está prevista nos ajustes  Sinief 16/18 e Sinief 17/18 que passou a valer desde janeiro de 2019. O objetivo dessa alteração é trazer mais segurança para a empresa.

Assim sem o certificado digital os contadores que em sua rotina de trabalho faziam o download dos XMLs utilizando a chave de acesso, passaram a ter dificuldades.  Ficando limitados para realizar as operações fiscais da empresa.

Preparamos o artigo de hoje com o objetivo de auxiliar os emitentes que utilizam o sistema ODVIX a autorizar o CNPJ da contabilidade para realizar o download do XML, sem a utilização do certificado digital do destinatário ou emitente, portanto acompanhe o texto!

O que acontece ao tentar baixar o XML sem o certificado?

Quando o cliente ou contador tenta realizar o download completo da NF-e sem o certificado digital, do destinatário, o mesmo fica impedido de realizar o procedimento. Assim só tem acesso a um demonstrativo da NF-e com dados do destinatário, emitente, valor e quantidade de produtos.

Informando o CNPJ que deseja autorizar no Odvix

Diante da necessidade de escritórios de contabilidade realizar  o download do XML de seus clientes, o sistema ODVIX inseriu em a tag AutXML. Por meio dela é possível informar mais um CNPJ, autorizado pela empresa emitente a baixar  o XML das notas emitidas.

Vale ressaltar que o CNPJ do destinatário não deve ser informado no campo de CNPJ autorizado, portanto inclua um CNPJ diferente. Caso seja informado o CNPJ do destinatário será retornada a seguinte rejeição:

  • 324 – CNPJ do destinatário já autorizado para download

Autorizando o CNPJ:

1 – Acesse o sistema ODVIX com seu usuário e senha, em seguida acesse o menu empresa no canto superior direito.

 

2- Na sequência localize o módulo contador, e insira o CNPJ do mesmo para  que seja incluído na tag autXml. Assim fica autorizado a realizar o download sem o certificado do cliente.

3- Para concluir basta confirmar e nas próximas notas a TAG já estará disponível no XML. Portanto o contador poderá acessar as notas sem nem uma restrição.

Para verificar se tudo ocorreu da maneira esperada, basta verificar o XML da nota emitida e localizar a TAG autXML. Na sequência verifique se o CNPJ que consta na mesma está correto. Agora basta informar o seu contador que ele já está autorizado a fazer o download.

 

Tenha mais segurança na emissão das suas notas fiscais. Com o ODVIX é possível autorizar o contador a realizar o download dos XMLs. O odvix conta ainda com a opção exportação de XML por período. Assim é possível baixar todos os xmls emitidos em um determinado período e enviar para quem precisar. Faça hoje mesmo sua avaliação.

 

 

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *