fbpx

DRE – Demonstração do resultado do exercício

DRE – Demonstração do resultado do exercício

O DRE- Demonstração do resumo do exercício, é um relatório contábil, que por meio da determinação de um período demonstra os resultados da empresa, portanto se você é um empreendedor e quer saber se seus negócios vão bem é importante conhece-lo e para isso preparamos este artigo. Boa leitura !

O que é o DRE ?

O DRE é um relatório contábil que demonstra as receitas, despesas,custos, lucros e impostos. Surgiu a partir da LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.. Desse modo todas as empresas precisam manter sua regularização com uma contabilidade, e emitir o DRE. Desse modo o DRE nada mais é do que uma ferramenta contábil que produz os resultados operacionais e não operacionais da empresa.

O período normalmente apurado corresponde a um ciclo de 12 meses iniciado em janeiro e finalizado em dezembro. Esse é o período solicitado para estar de acordo com as obrigações legais da empresa. A elaboração da DRE pode ser executada em menor período de tempo, facilitando o monitoramento das receitas e despesa e a elaboração do relatório anual.

A elaboração do DRE é uma função do contador, porém quem deve dar as informações é o empreendedor. Se o contador da empresa solicitar dados é importante que os mesmos sejam repassados de maneira exata para que o resultado final seja coerente.

Estrutura do DRE

Ao inicio da estrutura é apresentada a receita bruta das vendas dos produtos e serviços, nessa etapa são inclusos todos os créditos monetários. Desse modo os recursos vindos de investimentos e outros meios que agregam valor a empresa devem aparecer aqui. Ainda é preciso realizar as deduções previstas em lei como descontos e impostos. O resultado obtido será a receita liquida das vendas .

Da receita liquida das vendas são deduzidos os custos da mercadoria e dos serviços, como a matéria-prima, valor de compra, entre outros. Como resultado se obtém o lucro bruto gerado pela venda. Quando obtido o lucro bruto todas as despesas operacionais, financeiras, acrescenta-se as receitas operacionais. Como resultado oque se obtém é o lucro/prejuízo operacional liquido.

Por meio desse resultado, são acrescentados ou deduzidos resultados não operacionais, dentre eles administradores e empregados. Assim chegamos ao lucro liquido do exercício (LLe), que é o objetivo do DRE.

Exemplo de estrutura do DRE:

dre

 

Benefícios

Além de ser exigido legalmente, algumas vantagens podem ser notadas com a adoção do relatório. Com ele é possível ter uma visão organizada da empresa no que diz respeito aos gastos e lucros resultantes do empreendimento. Um grande beneficio do DRE é a visão de problemas recorrentes na empresa, podendo ser corrigido a tempo.

Para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa você pode contar com um sistema de qualidade. Faça sua avaliação do ODVIX sistema de gestão online.

 

 

 

 

Compartilhe:

 

Um comentário

  1. tv novelas disse:

    Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *