7 Dicas para manter seu negócio crescendo!

7 Dicas para manter seu negócio crescendo!

manter seu negócio crescendo

Para o pequeno varejista manter seu negócio crescendo, é preciso recuperar a confiança do consumidor.

A crise econômica brasileira impactou a maioria dos setores da economia. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o consumidor está insatisfeito. A Intenção de consumo das Famílias (ICF) ficou em 72,1 pontos em setembro de 2016, ainda sendo 4,1% a mais que a média mensal, porém 9,6% a menos que a média anual.

Todo mundo está sem saber o que fazer nessa época de crise, mas o maior problema é a insegurança do consumidor
Marco Quintarelli (consultor de varejo).

Aqui estão 7 dicas indispensáveis para quem quer alavancar seu negócio, com uma boa administração o cliente sai satisfeito!

Planejamento

Planejar não é prever o que vai acontecer, mas sim, antecipar dúvidas e probabilidades.

  • Definir objetivos e meios para alcançá-los. É uma característica básica das empresas e é uma função administrativa permanente.
  • Refletir sobre as atividades e pontos fortes que os colaboradores possuem a fim de identificar oportunidades de negócios futuros.
  • Perceber quais as necessidades do mercado não são atendidas e podem se tornar oportunidades de negócios.
  • Reconhecer as fases que compõem o plano de negócios no processo de avaliação da oportunidade
  • Avaliar se as oportunidades identificadas são factíveis de ser implementadas

Organização

A organização pode ser definida como a construção da estrutura de uma empresa por três pontos de vistas:

    1. De Recursos
    2. Representam os meios monetários detidos pela organização (ou a capacidade de os obter) e que podem ser utilizados no financiamento da atividade corrente ou na realização de novos investimentos

    3. De Processos
    4. É uma mudança de mentalidade dentro da organização. Essa transformação reconhece que os processos são as peças principais de um planejamento que pode gerar melhores resultados.

    5. De Informação

Incluem os equipamentos e utensílios utilizados pela organização, as instalações fabris e administrativas, as tecnologias e processos utilizadas na produção e na gestão, entre muitos outros.

Direção

Usar estratégias para motivar as pessoas e para que executem o que foi planejado.
Coordena as rotinas administrativas, o planejamento estratégico e a gestão dos recursos organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos.

Controle

Conhecer a importância do plano de negócios para se certificar da viabilidade da oportunidade e assim manter seu negócio crescendo.

Gestão de Pessoas

  • Motivação

Esse será o combustível da gestão de pessoas. Um funcionário desmotivado rende muito menos do que poderia, e vai sair na primeira oportunidade, também pode espalhar coisas ruins sobre a empresa e isso prejudica sua imagem com o seu cliente! Manter colaboradores motivas é extremamente importante para um negócio de sucesso.

  • Comunicação

Não só entre gestores e funcionários ou entre colaboradores do mesmo setor, mas uma comunicação de toda a empresa integrada, que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária, facilitando o trabalho em equipe, aumentando o conhecimento e competência sobre onde buscar informações.

  • Treinamento e Desenvolvimento

Quem fica parado acaba ficando para trás, e isso vale não só para a gestão da empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento de cada funcionário. O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.

Investimento

Uma empresa em crescimento é uma empresa com mais clientes e, consequentemente, mais trabalho, mais demanda, mais necessidades estruturais. Sendo assim, não deixe de lado o aperfeiçoamento dos seus produtos e/ou serviços.

O aperfeiçoamento abrange os sistemas operacionais, os processos internos, os profissionais e, claro, a gestão.

Por falar em investimento para gestão... para manter seu negócio crescendo.

Disponível Gratuitamente por 2 Dias!

Não perca a oportunidade

Relacionamento com o Cliente

Um relacionamento saudável com o cliente começa, ainda, em sua prospecção. Conhecer seu público e suas necessidades é fundamental não apenas para saber ofertar seus produtos e serviços na hora certa, mas, também, para manter seu negócio crescendo.

Também deve-se levar em consideração que, além de um atendimento impecável, o pós-venda é importante para o cliente sentir que sua opinião e seu investimento em sua empresa é valorizada.

Pesquisas de satisfação não evasivas e produtos de qualidade são os principais motivos para voltar a comprar com sua empresa.

Compartilhe:

Um comentário

  1. juliana disse:

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *